quarta-feira, 7 de julho de 2010

Mais autonomia fiscal para quê?

Dá-me vontade de rir o que vou ouvindo dentro do PSD sobre mais autonomia fiscal. Nada disto é sério e muito menos sustentado. Uma coisa é garantir que um instrumento como o CINM possa promover mais riqueza através de mais competitividade fiscal. Objectivo seriamente compromentido com o modelo que a SDM utilizou para usar os auxilios de estado concedidos pela UE. Pois eu acredito, e posso jsutificar, que um modelo baseado na atração de empresas capazes de dar corpo a uma estratégia de diversificação da economia, em contraponto à actual estratégia de planeamento fiscal, daria muito melhores e mais consistententes resultados em termos de emprego e de riqueza efectiva para a Região.
Outra coisa distinta é dissertar sem qualquer fundamento sobre mais autonomia fiscal em termos gerais e genéricos. Ora, apetece-me perguntar se o PSD quer mais autonomia para aumentar impostos porque na verdade tem hoje possibilidade de diminuir impostos de forma significativa e não faz. Portanto, só há outro caminho disponível que é o do aumento dos impostos. Era isto que o PSD devia começar por esclarecer. Por outro lado, o que pensa o PSD fazer com autonomia fiscal? Como pensa implementar um modelo de desenvolvimento com mais autonomia fiscal? Pior. O PSD acha mesmo que o timing actual é o melhor para lançar a discussão sobre o tema da autonomia fiscal? Que confusão vai na cabeça daquela gente? Alguém faz o favor de explicar convenientemente o que quer o PSD? Mas não com fantochadas como li do Dr. Sérgio Marques (de forma surpreendente dissertou sobre comparações incomparáveis...(Qualquer dia descobriremos as intenções do artigo) e do Dr. Miguel de Sousa (nem comento os comentários do Presidente!).
É fantástico ver que, mesmo assim, no meio de tanto disparate, ainda há quem considere que este é um tema para debate no momento actual. Não as propostas do governo e contraponto com as da oposição; não o desemprego, não as falências....Tudo certo debaixo do Sol!

Sem comentários: