segunda-feira, 19 de julho de 2010

Desemprego: uma emergência social


O horror do desemprego não deve deixar ninguém indiferente. A evolução que este indicador tem tido na RAM nos últimos tempos e, em particular nos últimos seis meses, deve merecer uma atenção consistente e, principalmente, medidas adequadas e urgentes no âmbito empresarial, de modo a aumentar a criação de ofertas de emprego, e iniciativas de apoio aos desempregados da RAM, além dos únicos apoios existentes no quadro da segurança social da república
Importo por tudo isto conhecer bem a realidade da evolução do desemprego na Madeira:
1.     Em 2003 o desemprego era de 4,1%, em 2007 já era de 7% e em 2010 de 12,5%.
2.     De Janeiro de 2009 até Janeiro de 2010 a Madeira passou a ter mais 4 500 desempregados. Ou seja 12 desempregados por dia, cerca de 370 desempregados por mês.
3.     Esta situação não é estranha a diminuição do crescimento económico na Madeira desde 2007, registando valores de crescimento real do produto inferiores à maior parte das regiões portuguesas.
4.     Na análise de curto prazo (seis meses) podemos contactar o seguinte:
a.     Entre Janeiro de 2010 e Junho de 2010 surgiram na RAM mais 400 desempregados.
b.     O crescimento do desemprego em 2010 tem sido significativo com uma taxa média de 27% face ao período homologo.
c.      Ao mesmo tempo o crescimento de ofertas de emprego tem sido francamente modesto, rondando ua taxa média de 4%, face ao período homologo.
d.     É nesta diferença entre destruição de emprego e criação de emprego, que ultrapassa os 20% que reside a razão do crescimento significativo do desemprego na Madeira. A RAM por ter resultados modestos no crescimento da economia apresenta dificuldades na geração de ofertas de emprego.
e.     Nestes seis meses a RAM foi duas vezes a Região em que o desemprego mais cresceu; duas vezes ficou em segundo lugar no crescimento do desemprego e duas vezes ficou em terceiro lugar. Portanto a RAM é a Região do pais com mais crescimentos do desemprego neste ano,
Perante este cenário parece óbvio ser necessário politicas urgentes que permita a criação de emprego e de riqueza.

Sem comentários: