quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O bunker de Jardim e a protecção de dados

Segundo o Jornal da Madeira, AJJ disse o seguinte na noite eleitoral:

"Jardim mostrou ontem o “bunker” onde são analisados os resultados eleitorais aos jornalistas. Mas, onde, «sociologicamente, não se analisam só os resultados eleitorais, mas também o espectro social, área a área, escalão etário a escalão etário». «E como já não estou em tempo de esconder coisas, posso dizer que o PSD ganha esmagadoramente nas mesas das pessoas com mais idade e e dos mais jovens e sente mais dificuldades nas mesas das pessoas entre os 35 e os 50 anos», concluiu.

Ora que base de dados tem jardim que relaciona mesas com espectro social, ou seja, onde está quem e quem é quem? E onde pára a CNE e a protecção de dados... 

1 comentário:

Joaquim Sousa disse...

Posso estar a dizer uma grande asneira, mas excepto casos de mudança de freguesia (que não devem ser tantos assim), um número de eleitor mais baixo não corresponde a uma faixa etária avançada e um número de eleitor alto não aponta para as camadas mais jovens (pessoas que se recensearam recentemente)?

Vejo isso na minha freguesia, de um lado costumam estar as pessoas com mais de 50 anos (e algumas jovens claro, mas em clara minoria) e nas mesas com números de eleitor elevados aparecem muito mais jovens.

A se confirmar, não é de todo "difícil" fazer as afirmações que AJJ proferiu sem ter acesso a outros dados.