segunda-feira, 10 de agosto de 2009

A tolerância à corrupção....

A tolerância da nossa sociedade à corrupção é um tema quente, actual e quase desnorteante. Estamos em pleno apelo ao voto e numa campanha que poderia ser exemplar face aos escândalos que por aí vão, envolvendo candidatos que se supõe estarem envolvidos em crimes de corrupção, acaba por ser morna insonsa e quase estéril.
Parece que os políticos já interiorizaram que a denúncia da corrupção não é popular e em vez de trazer votos pode prejudicar. Esta conclusão é preocupante. Devo dizer que considero um sinal de grande fragilidade democrática. Digamos que esta abordagem de denúncia poderia significar existirem mecanismos auto-reguladores, mas, a aparente tolerância(?) da sociedade a esta questão anula esta auto-regulação (independentemente do papel dos tribunais).
Este tema merece uma significativa reflexão na Madeira onde, por exemplo, um Presidente da autarquia foi acusado pela tutela inspectiva de ter cometido mais de 100 ilegalidades mas os cidadãos demonstram uma passividade estonteante sobre esta circunstância e os políticos um silêncio absurdo e comprometedor. Porquê?

Sem comentários: