domingo, 9 de agosto de 2009

A fragilidade da democracia traduz-se na sistemática pressão sobre candidatos da oposição

Nos últimos dias andam todos a tentar encontrar provas de que existem pressões sobre potenciais candidatos da oposição ( mais uma vez um tema antigo). Mas, esta é a falsa questão: é óbvio que o regime de AJJ é intimidatório e persecutório e isto não é especular: são factos. Todos sabem, pelo menos aqueles que já tiveram experiências na política na Madeira, jornalistas e pessoas atentas e informadas da nossa realidade. Mas o que me parece relevante discutir é porque razão acontece tudo isto? Porque razão o regime de AJJ é intimidatório? O que fazer para mudar tudo isto? Quem quer mudar? Como mudar? Enfim, para mim não restam dúvidas da fragilidade da democracia na Madeira. Também não tenho dúvidas que tudo isto tem piorado (nos últimos 10 anos estamos piores, menos livres, que nos primeiros anos após o 25 de Abril, e até antes de 74!) mas o que me aflige sinceramente é não sentir uma vaga de fundo para garantir que viveremos em mais liberdade. A vaga de fundo, do meu ponto de vista, implicava que todos os partidos da oposição encontrassem causas comuns para os quais lutariam em conjunto. Parece óbvio que, neste contexto, a defesa da democracia devia ser a principal.

Sem comentários: