quinta-feira, 12 de março de 2009

Os 7 pontos negros da estratégia de transportes marítimos do PSD

1. Mantém-se o monopólio da operação portuária, com um licenciamento ilegal que penaliza toda a estratégia de transportes marítimos;

2. Efectuaram-se prorrogações antecipadas no sector, levantando óbvias suspeitas e ameaçando seriamente o bem estar dos madeirenses (como é o caso da linha Fx/Porto Santo);

3. Constatam-se contradições sitemáticas em que, por um lado, antecipam-se alargamentoa de prazos de concessão e, ao mesmo tempo, afirma-se admitir concessões paralelas(!);

4. Verifica-se, sem qualquer intervenção do governo do PSD, concertação de preços entre os 5 armadores a operar na Região, mantendo os preços dos fretes a níveis proibitivos;

5. Verifica-se, sem qualquer intervenção do governo, uma óbvia concertação de preços entre operadores de transportes terrestres de mercadorias, mantendo preços superiores a outras regiões em quase 350%;

6. Hesitação incompreensível na dinamização e atracção de armadores do tipo ARMAS, enquanto transporte alternativos de pessoas e mercadorias. Consideramos, por esta razão, estar aberto uma reflexão sobre a diferença de preços de mercadorias obtido com esta solução e a solução escolhida politicamente pelo Governo;

7. Adiamentos sucessivos do Governo Regional do PSD na reestruturação da sua estratégia de transportes marítimos de modo a garantir a necessária redução de preços

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