sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Linha de Crédito...

O grupo parlamentar do PS Madeira enviou ontem o seguinte comunicado:
O Grupo Parlamentar do PS Madeira sabe que a linha de crédito lançada pelo governo do PSD, depois da proposta do PS Madeira, já está suspensa, poucos dias depois de ter sido aberta, por um suposto esgotamento dos 20 milhões colocados à disposição das PME’s da Madeira.
Esta situação preocupa o grupo parlamentar do PS Madeira porque demonstra o seguinte:
1. O Grupo Parlamentar do PS Madeira tinha razão quanto à insuficiência da linha de crédito: quer em montante, quer em condições;

2. O Grupo Parlamentar não compreende a passividade do governo do PSD numa matéria tão relevante e sublinha a importância de esclarecer e tomar medidas urgentes e decisivas sobre esta questão;

3. O Grupo Parlamentar alerta que as empresas da Madeira, por culpa do Governo do PSD, não têm acesso às linhas de crédito lançadas pelo Governo da República (já são 4 e perfazem mais de 4 000 milhões de euros). Por isso, neste momento, encontram-se numa situação injusta face às PME’s do país porque não têm instrumentos adequados e na dimensão necessária.

4. O Grupo Parlamentar do PS Madeira não partilha esta visão reducionista da autonomia do PSD: na situação presente o QREN é gerido pela Madeira mas não apresenta soluções adequadas à situação das empresas da Madeira ou na dimensão necessária. Não governa ou governa mal...

5. O Grupo Parlamentar do PS Madeira exige uma tomada de posição do governo porque as dificuldades de acesso ao crédito por parte das empresas, caso não tenha soluções adequadas, reforçará o aumento do desemprego, das falências e contribuirá para o arrefecimento da actividade económica.

6. Mais uma vez, o Grupo Parlamentar do PS Madeira não entende as prioridades do PSD e do governo: endivida-se na banca para construir estradas que (já) vão dar a lado nenhum (conforme foi conhecido mais uma operação ruinosa de 800 milhões de euros denominada Via Madeira), mas não investe o necessário para salvar o seu sector empresarial endógeno: o único que pode criar riqueza e emprego.

7. A intervenção do Governo do PSD chega a ser ridícula porque o seu esforço financeiro na linha de crédito de 20 milhões ronda apenas os 200 mil euros em 2009...É esta a importância que o PSD dá aos empresários da Madeira????

Sem comentários: