sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Esclareça ou cale-se!

Era bom que o Senhor jornalista LFM (parece que é o que quer ser - ou então anda a dar "graxa" aos jornalistas - até porque enquanto chefe de gabinete fica muito distante do razoável) explicasse o que é que foi inventado sobre o banco Efisa (que foi vendido ao BPN) na Madeira. Tudo o que conhecemos são factos e não invenções. É verdade ou não? O banco Efisa está instalado na Sucursal Financeira Off-shore? Está. Não existe uma lei que obriga a que haja uma instalação própria, com recursos humanos, às instituições aí instaladas ? Sim. E o banco Efisa cumpre esses requisitos? Não. Portanto não percebo onde está a invenção. Além disso, a lei não obriga a existência de concurso pública para operações de crédito daquela natureza, efectuadas pelo banco Efisa? Sim. E existiram? Não. Portanto não percebo onde está a invenção. E, além disso, não é verdade que a Zarco Finance (propriedade de entidades públicas) tem previsto uma margem de lucro? Sim. E faz sentido? Não. E não é necessário esclarecer? Parece óbvio. E, finamente, não existem relações evidentes entre deputados e este banco? Parece que sim, onde até o balcão (ilegal) do banco é no escritório de uma sociedade de advogados /deputados. Não será útil esclarecer? Não considera relevante esta "descoberta" que nos surpreende a todos, mesmo um jornalista REFORMADO mas pouco defensor da investigação e fervoroso adepto da intoxicação informativa?
Portanto, diga-me Senhor jornlista LFM o que é bom para a Madeira? Manter as desconfianças, as dúvidas (ou muito mais do que isso)? Deixar tudo como está? Potenciar o eventual tráfico de influências? Manter a falta de transparência, sem nenhum reparo com prejuízo para os madeirenses? Isso é proteger a Madeira? É isso que é ético? É isso que o Senhor Jornalista LFM defende?

2 comentários:

Anónimo disse...

O blogue desse sr LFM é a central da contra-informação laranja. Ele é muito bem pago para isso.Pena é que alguns incautos jornalistas se deixam levar pelas manobras das ultraperiferias como as que fez sobre a Universidade (para meter mandatários cavaquistas na reitoria) e agora na lavagem do caso Efisa, do grupo BPN. Com algum resultado, diga-se, como viu-se ontem na abertura do telejornal em que só faltou a RTP-M colocar umas asinhas nos dosi advogados-deputados do PSD. Até um dia em que esses jornalistas tomem consciência de que são manobrados e mostrem a careca do manipulador. É assim o ciclo da história.

Anónimo disse...

A RTP apenas deu lugar ao contraditório. Pois no dia anterior tinha visado os deputados do PSD. Cumpriu com o código deontolágico numa actividade regulamentada. Os Blogues são ecos do entusiasmo dos dos seus autores, com filtro aos comentários, aliás a nova censura da informação contempotânea são os blogues filtrados.