sexta-feira, 28 de novembro de 2008

O ORAM está escondido. Ficará assim até quando?


Falta pouco mais do que uma semana para a discussão do ORAM 2009 na ALRAM. O PSD, como já referi, faz tudo para esconder o documento. Quando ficou conhecido o Orçamento de Estado o PSD falava dele todos os dias, até tiveram direito a debate na RTP Madeira. Agora, o ORAM está pronto e apresentado (entregue...) e, sobre isto, os PSD's (que fizeram o documento mas não se orgulham dele) estão caladinhos, de boca fechadinha e tentando passar despercebidos, escondendo o embuste de um orçamento que fragilizará ainda mais a economia da RAM. Espero, sinceramente, que o debate comece imediatamente... Veremos o que se vai passar!

Esclareça ou cale-se!

Era bom que o Senhor jornalista LFM (parece que é o que quer ser - ou então anda a dar "graxa" aos jornalistas - até porque enquanto chefe de gabinete fica muito distante do razoável) explicasse o que é que foi inventado sobre o banco Efisa (que foi vendido ao BPN) na Madeira. Tudo o que conhecemos são factos e não invenções. É verdade ou não? O banco Efisa está instalado na Sucursal Financeira Off-shore? Está. Não existe uma lei que obriga a que haja uma instalação própria, com recursos humanos, às instituições aí instaladas ? Sim. E o banco Efisa cumpre esses requisitos? Não. Portanto não percebo onde está a invenção. Além disso, a lei não obriga a existência de concurso pública para operações de crédito daquela natureza, efectuadas pelo banco Efisa? Sim. E existiram? Não. Portanto não percebo onde está a invenção. E, além disso, não é verdade que a Zarco Finance (propriedade de entidades públicas) tem previsto uma margem de lucro? Sim. E faz sentido? Não. E não é necessário esclarecer? Parece óbvio. E, finamente, não existem relações evidentes entre deputados e este banco? Parece que sim, onde até o balcão (ilegal) do banco é no escritório de uma sociedade de advogados /deputados. Não será útil esclarecer? Não considera relevante esta "descoberta" que nos surpreende a todos, mesmo um jornalista REFORMADO mas pouco defensor da investigação e fervoroso adepto da intoxicação informativa?
Portanto, diga-me Senhor jornlista LFM o que é bom para a Madeira? Manter as desconfianças, as dúvidas (ou muito mais do que isso)? Deixar tudo como está? Potenciar o eventual tráfico de influências? Manter a falta de transparência, sem nenhum reparo com prejuízo para os madeirenses? Isso é proteger a Madeira? É isso que é ético? É isso que o Senhor Jornalista LFM defende?

Solução: uma moção de censura ao PS Madeira

O Melhor mesmo é pedirem uma moção de censura ao PS Madeira porque: o desemprego cresce, a pobreza aumenta, as famílias têm impostos mais elevados do que conseguem suportar, as empresas estão com enormes dificuldades, o dinheiro dos contribuintes é desperdiçado sem regras e sem transparência, os escândalos que indiciam tráfico de influências sucedem-se, os empresários desconfiam das medidas do Governo e não estão a recuperar a confiança, a dívida da Madeira assume proporções nunca vistas, as propostas para combater a crise escasseiam, o silêncio comprometedor dos governantes é assustador. Sendo assim, a solução é uma moção de censura ao PS Madeira de modo a que este partido possa explicar o que andou a fazer nestes últimos anos. Com isto, estou certo, que serão dadas as condições adequadas ao líder do PSD e ao PSD para governar em prol dos madeirenses!

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

É melhor reflectirem um bocadinho

No caso do banco Efisa há reacções de todo o género: uns que não abrem a boca para dizer o que quer que seja, mesmo sem ninguém ainda ter falado deles (espero que recuperem a voz no debate do ORAM 2009); outros ainda, que desmentem tudo, mesmo que contradigam a lei que aprovaram; e, finalmente, outros que consideram já não haver nada de novo porque os anteriores desmentiram umas coisas. Enfim, da minha parte ficam, apenas, alguns lembretes para os mais distraídos:
É ou não verdade que o banco Efisa não tem estrutura própria e funciona ilegalmente de acordo com a lei em vigor, tendo como sede um escritório de advogados, sem recursos próprios?
É ou não verdade que a Zarco finance, uma sociedade, criada para intermediar os empréstimos, cujo capital social é da Parques Empresariais e das 4 sociedades de desenvolvimento gera lucro (era como se eu pedisse dinheiro emprestado para mim e depois ficasse com parte da comissão do banco estranho não?) e está localizada na Holanda, escapando aos impostos na Madeira?
É ou não verdade que não existiram concursos públicos para as operações em causa?
Apesar de tudo ainda há quem pense que não faz sentido uma Comissão de Inquérito. Acham mesmo? Não sei porquê mas acho que esta história ainda não terminou...

Mais uma vez tínhamos razão

O Grupo Parlamentar do PS Madeira tinha razão: 20 milhões de euros de linha de crédito era muito pouco. Bastaram poucos dias para o esgotamento da linha. A corrida ao crédito para fundo de maneio e investimento comprovou as nossas preocupações: a falta de liquidez exige medidas urgentes e consistentes.
Infelizmente o governo governa aos soluços e demora imenso tempo a demorar decisões relevantes. Agora disponibiliza mais 20 milhões. Até que enfim!
Mas, nesta altura, já devia saber que continua a ser insuficiente. Há 8 meses o grupo parlamentar do PS M sugeriu 50 milhões, mas o agravamento da situação, e a observação empirica decorrente da utilização da última linha de crédito, implica, obrigatoriamente, reforçar essa medida e, pelo menos, chegar aos níveis do que se passa no Continente. Proporcionalmente (a nossa economia vale 2,5% da do país) significa mais de 100 milhões. Verão se não temos razão...
Em boa verdade, o custo para o governo de uma linha de crédito de 20 milhões é de apenas 200 mil euros/ano, durante 4 anos...Mas, já percebemos que neste governo do PSD ninguém consegue definir prioridades de forma adequada.

Para sabermos toda a verdade...

Do ponto de vista do Grupo Parlamentar do PS Madeira existem, pelo menos, cinco matérias de significado relevante para o inquérito proposto:

1. O enquadramento fiscal relativo à entidade intermediária na operação de crédito, a “Zarco Finance BV”;
2. A incompatibilidade efectiva do envolvimento de deputados do PSD nas operações descritas;
3. As responsabilidades efectivas/pessoal de membros do governo nas operações citadas;
4. A legalidade da instalação do Banco Efisa, decorrente da aparente violação da lei que obriga a existência de estrutura própria para a sua operação, e a eventual cumplicidade de deputados do PSD e Governo Regional;
5. A ausência de concurso público nas iniciativas públicas referidas, violando preceitos de transparência, salvaguarda do interesse público e boa gestão da coisa pública.

parte do texto da proposta de constituição da Comissão
de Inquérito entregue hoje pelo Grupo Parlamentar do PS M na ALRAM

Vamos ver se o PSD quer esclarecer toda a verdade?

"O Grupo Parlamentar do Partido Socialista-Madeira, vem nos termos do artigos 217º e 218º do Regimento desta Assembleia, requerer a Constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito sobre todos os termos operação de crédito efectuada a várias entidades públicas da RAM, pelo BPN, através do banco EFISA, designadamente: os termos do envolvimento, e a sua adequabilidade, de deputados do PSD Madeira e o Governo Regional, a analise da salvaguarda do interesse público, a transparência do processo, a coerência do enquadramento fiscal da operação, bem como a sua lisura legal, em particular do ponto de vista das condições de instalação do banco Efisa na RAM."

parte da proposta de comissão de inquérito
apresentada hoje na ALRAM pelo PS Madeira

Manobras de animação de Albuquerque

Acho imensa graça que sempre que se fala numa violação do PDM no Funchal (e já são tantas que já perdi a conta!) nunca se atribui responsabilidades a Miguel Albuquerque, Presidente da CMF nos últimos 14 anos. Das três uma, ou o homem anda a pairar na CMF e não sabe nada do que se passa (sendo grave pela irresponsabilidade demonstrada e, por isso, devia ser responsabilizado) ou o homem não faz a mínima ideia do que significa o cumprimento da lei nesta matéria (o que é grave pela incompetência demonstrada, e por isso, devia ser responsabilizado) ou, finalmente Migue Albuquerque, sabe de tudo, conhece a lei, eventualmente beneficiou com a prevaricação e montou uma estratégia para desviar as atenções para cima de vereadores que já não estão lá e, concerteza, não actuaram contra a sua vontade (sendo assim porque não é responsabilizado?).

Andam a brincar com o fogo...

É patético que João Cunha e Silva, com responsabilidades na economia da Madeira, como entidade capaz de introduzir confiança no mercado regional e junto dos empresários tenha apresentado uma medida (apesar de frouxa!) de deduções à colecta e portanto, de incentivos fiscais ao investimento, mas que se tenha recusado a responder a perguntas. Sinceramente, é mau de mais! Nesta altura os responsáveis deviam saber que todos os momentos são bons para transmitir confiança e conter a ansiedade que prejudica o investimento e aumento o desemprego.
Mas este Governo do PSD anda a brincar com o fogo!

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Uma comissão de inquérito já!

Com a notícia do público fica tudo esclarecido sobre a histeria do PSD em pedir a inconstitucionalidade da nacionalização do BPN (o mesmo que comprou o Efisa que tem andado a financiar, "a torto e a direito", as loucuras do governo do PSD). A propósito disto, nada de anormal que o balcão do Efisa esteja no escritório dos advogados e deputados do PSD Tranquada Gomes e Coito Pita... Não é verdade?
Vou propor ao Presidente do Grupo Parlamentar do PS Madeira a constituição de uma comissão eventual de inquérito para que possam ser esclarecidos todos estes pormenores. Obviamente que nesta "democracia normal" a maioria PSD vai chumbar e ninguém perguntará porquê?

PS M quer explicações urgentes

"O PS exige à Vice-presidência do Governo explicações, por escrito, sobre a linha de crédito de 20 milhões de euros para apoio às empresas da Região.
São muitas as dúvidas dos socialistas e mais ainda as críticas à demora e à forma como o Governo Regional reagiu à crise no sector empresarial madeirense.
(...)
Especificamente, o grupo parlamentar do PS faz as seguintes perguntas a Cunha Silva: Quais as empresas beneficiárias da linha de crédito e em que montantes?; quantas empresas usufruem do benefício?; quantas empresas ficaram em lista de espera?; quais as necessidades do mercado em termos de crédito, avaliado pela procura significativa já conhecida?; quais os bancos envolvidos (em termos percentuais)?; qual foi a finalidade do crédito?; quais os critérios que presidiram à aprovação das propostas?
(...) as empresas precisam, sobretudo, de confiar na política económica. Infelizmente o Governo não tem sido capaz de aumentar a confiança das empresas e a forma atabalhoada e pouco transparente como lançou a linha de crédito representa uma séria machadada na necessária recuperação da confiança."


DN M - Élvio Passos

Para Jaime Ramos o regimento (o dele!) permite mandar bocas! Que CATEGORIA

O PS, o PND e o BE estavam ausentes, mas, mesmo assim, houve confusão no parlamento: até quando Senhores do PSD?

Jaime Ramos e a (a)normalidade democrática

A TVI pasou o qe a RTP Madeira recusou passar: o elemento comum a toda a anormalidade democrática voltou a fazer das suas: chamou chulo e fascista a Leonel Nunes. Quem não está habituado estranha!
Deve ser por estas coisas que LFM impede o parlamento on-line.

segunda-feira, 24 de novembro de 2008

O circo!

Foi há quatro anos, precisamente por estas alturas, em Dezembro de 2004, que o Presidente Jorge Sampaio decidiu dissolver a Assembleia da República. Importa lembrar as razões apontadas por Sampaio para esta decisão: “...sucessivos incidentes e declarações, contradições e descoordenações...” do executivo em funções, o que “...criou uma grave crise de credibilidade do Governo”.
Parece consensual, para quase todos, mesmo os que fingem não saber de nada, que incidentes, contradições e descoordenações são o “prato forte” do dia a dia do Governo do PSD na Madeira. Mais grave é que este governo já ultrapassou, há muito, as “contradições e descoordenações”, que no entender do então Presidente da República foi razão, quase consensual, para destituir a Assembleia. Essas, infelizmente, banalizaram-se e fazem parte de um exercício do absurdo, quase um concurso de qual o governante mais patético, menos coerente e capaz de aprofundar, ainda mais, o fosso de credibilidade deste governo.
Declarações insólitas sobre a pobreza e afirmações atípicas sobre a aplicação da lei da Interrupção Voluntária da Gravidez, assaltaram a opinião pública mas mantiveram impávido Jardim Ramos, o Secretario dos Assuntos Sociais; negociar um mau acordo de transporte aéreo, elogiar pomposamente esta abordagem e depois criticá-la, propondo medidas que arruínam os termos do acordo assinado, foram comportamentos da responsável pelo turismo e transportes que, ainda recentemente afirmou que o mosquito de “Santa Luzia” era bom para o turismo da Madeira porque assim podíamos concorrer com destinos tropicais, não satisfeita, mudou toda a administração dos Portos, seguindo a máxima de mudar tudo para ficar exactamente na mesma; João Cunha e Silva não tem papas na língua e afirma na ALRAM que nenhum madeirense pagará um euro dos “sofridos” investimentos das Sociedades de Desenvolvimento. Sobre isto, o Tribunal de Contas reitera o que já havia escrito: falência técnica, endividamento excessivo e, ainda por cima, contratos com Governo Regional para pagar despesas correntes. Afinal, os madeirenses vão pagar duas vezes. Nada que perturbe o Vice Presidente que afirmou que os madeirenses têm de pagar combustíveis mais caros porque o nosso PIB é mais elevado(?!); mas Brazão de Castro está na corrida destas magníficas tiradas e, apesar das evidências da subida do desemprego, insiste em encontrar argumentos para reafirmar o que ninguém vê: a descida do desemprego. Ventura Garcês, Secretario das Finanças disse antes do Verão que não havia crise mas chegou à Assembleia e fugiu-lhe a boca para a verdade e já mudou de ideias...Enfim, vale a pena dizer que estes senhores têm a quem sair...

A confusão de Jardim

AJJ foi fazer o quê ao Congresso da JSD? Que discurso pobre e infeliz. Um combate à corrupção, disse ele, doa a quem doer? Deve estar confuso! A idade não perdoa...

domingo, 23 de novembro de 2008

Política de terra queimada do PSD: chumba tudo, mesmo que prejudique os madeirenses

Grave não é a reprovação de propostas da oposição. Muito grave é boas propostas da oposição não serem aprovadas nem serem copiadas pelo PSD

A transmissão em deferido do parlamento: muito grave

Parece mentira que a explicação dada por LFM sobre a transmissão em deferido (na net) das sessões da ALRAM tenha sido a de "dignificar a Assembleia"?! Parece mentira mas não é! Resta perguntar a LFM se alguém lhe deu esse poder para assegurar esta absoluta anormalidade? LFM quer assegurar que desliga a emissão se algo que ele considere pouco digno ocorrer( deve ser pouco digno para o PSD porque se for para os outros partidos já percebemos que fica ligada!) Quem pensa que é este Senhor? É assim que se garante a normalidade no parlamento? Através de decisões insólitas tomadas não por todos os líderes, não pelo Presidente da ALRAM (por muito aberrante que fosse mesmo assim seria mais aceitável!) mas pelo Alto Funcionário Chefe de Gabinete LFM!
É por estas e por outras que há gente que não tem qualquer credibilidade para falar de democracia e LFM é, sem dúvida, uma dessas pessoas, por muito que atabalhoadamente vá tentando dizer o contrário.

Aplauso...

No domingo passado o DN da Madeira apresentou na análise da semana uma abordagem que foi criticada aqui neste blogue. Para ser coerente e justo devo dizer hoje que a análise deste Domingo, da responsabilidade de Luis Calisto, demonstra sobretudo uma atenção cuidada e rigorosa sobre o que se passou na ALRAM, por isso merece o meu aplauso.

sábado, 22 de novembro de 2008

O desemprego segundo Brazão...

O desemprego aumentou na Madeira mas estou certo que Brazão de Castro dirá que é tudo mentira...

Se estivesse calada...

A má liberalização do transporte aéreo foi para a Secretária do Turismo e Transportes um momento grandioso que levou-a a afirmar que o dia da assinatura do acordo foi um dia histórico. Por outro lado, para AJJ, a sua concretização deve-se, única e exclusivamente, ao esforço do seu governo. Mesmo assim, a dita Secretária insiste no disparate: um subsidio em percentagem, ou seja 50% do preço dos bilhetes (enquanto isso a JSD insiste nos 100 euros, ninguém entende esta gente. É falta de jeito a mais...) e uma mudança num acordo que o seu governo negociou. Mais uma vez esquecem-se de pedir desculpas aos madeirenses...

quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Governo da República perdoa

A operação de titularização de créditos na ordem dos 150 milhões de euros violou o “endividamento zero” imposto pela actual líder do PSD Manuela Ferreira Leite e, na altura, aprovado pelo PSD Madeira (os tais deputados que agora ficam histéricos porque querem mais caderias para a Madeira!). Segundo o Tribunal Administrativo, a penalização para esta matéria é competência da Assembleia da República (AR), em sede do OE do próximo ano, ou seja, 2009. Assim se fosse cumprida esta instrução do Tribunal neste OE, levaria a que a Madeira tivesse uma penalização de mais de 50% nas transferências para 2009.
Nesta perspectiva estava aberta a possibilidade do Governo da República actuar e, dentro dos limites permitidos pela lei, retirar, por culpa do comportamento ilegal e irresponsável do PSD, cerca de 100 milhões de euros das transferências previstas para a Madeira em 2009 da LFR.
De facto, e felizmente, esta situação acabou por não se concretizar, sobretudo, pelo sentido de estado do Governo da República e pelos sentido de justiça do PS face aos cidadãos da Madeira, de modo a não voltarem a ser penalizados em consequência de um comportamento desadequado deste governo do PSD.

Sem comentários...

PSD queixa-se da RTP Madeira...

ESTURRO?

A linha de crédito do Governo do PSD beneficiou (ou vai bebeficiar) 60 empresas. Enfim, ao reflectir sobre este tema ficam várias dúvidas:
- quem serão as empresas
- utilizaram o dinheiro para quê? para reestruturar empréstimos e assim não circular na economia?
- quais os critérios para a análise dado terem existido mais propostas que dinheiro (ordem de chegada?)

Enfim, isto soa-me a esturro....

Venham as cadeias

O Secretário de Estado confirmou novas cadeias para a Madeira. E agora? eram estes investimentos que queriam? E o desemprego, a pobreza, os maus investimentos, os desperdícios, a dívida? Enfim, gritem por cadeias e não governem que vão ver onde isto vai parar!

O problema da Madeira

O PSD na ALRAM chumba tudo e agora até chumba descaradamente o interesse dos madeirenses: chumbou a comissão de inquérito, proposta pelo PS Madeira, para avaliar as más negociações com a UE, demonstrando que tem medo dos seus resultados; chumbou uma comissão de inquérito para definir a estratégia sobre as emissões de CO2 com efeito no aumento dos preços dos bilhetes de avião (da responsabilidade do PCP); votou contra a proposta do BE para aumento do subsidio de insularidade de 2 para 5% (igual aos Açores); votou contra as propostas do CDS para diminuir o desperdício. Perante isto, vale a pena perguntar, quem prejudica a Madeira?

Digaaaaaaaaaaaaaaa

O grupo paralamentar do PSD insiste numa tecla insólita: este PS é diferente!!??

O MAIOR ACTIVO DO PS

Equilibrismo da delegação Regional da Ordem de Economistas

Este regime do PSD captura toda a sociedade civil, roubando toda a margem de manobra de intervenção necessária para uma região moderna. Foi o que se viu com a delegação regional da OE. Está capturada e encaixada no regime tal como era desejável por AJJ.
Apesar do esforço de parecer distante, os comportamentos, as palavras e as atitudes estão longe de comprovarem essa intenção: para o actual Presidente da delegação da OE o problema da crise da Madeira também é das transferências da república mesmo sabendo (e não duvido que sabe!) que antes disso, a partir de 2004, a maior parte dos indicadores que avalia o desenvolvimento das regiões deu sinais claros de um fracasso governativo: pobreza, desemprego, menos rendimento disponível e até fraco crescimento do PIB REAL (em 2006, um ano antes da nova LFR, o PIB real da Madeira foi inferior ao dos Açores).
Mas apesar da importância para Eduardo Jesus desta matéria, não me pareceu minimamente preocupado com a perda de 500 milhões, bastante mais do que a república. Critérios?
Além disso, puxado pelo entrevistador ainda tentou afirar que o problema de impostos a mais é uma questão nacional. Não é uma questão nacional: existem regiões em Portugal em que a competitividade fiscal é bastante mais baixa do que na Madeira (à custa de uma política fiscal de Sócrates e de Carlos Cesar diferenciada). Ainda por cima na Madeira o Governo pode reduzir impostos e não reduz. É difícil fazer equilibrismo, eu sei, mas esperava-se outra frontalidade, outra objectividade.Nesta matéria os factos são claros: se compararmos a Madeira com os Açores, os madeirenses pagam de impostos quase 3000 euros per capita, os açorianos pagam 2300. Está certo?
Mas, além disso, um bocadinho entusiasmado o Presidente da delegação da OE também afirmou que nós (?!) assumindo o lado do PSD e do governo já estamos a pensar numa mudança. Já? Onde, como, para onde?
Ficamos assim....

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

A razão não resolve os problemas. Até quando o PSD vai insistir no erro?!

Cavaco Silva disse, recentemente, o seguinte:

«Mais importante que olhar para o PIB seria olhar para o rendimento interno nacional. Uma coisa é o rendimento gerado pelo país, e outra é o que fica no País», disse.

O Presidente Cavaco Silva afirmou esperar que, «tal como acontece na Irlanda e noutros países, que comece a salientar-se mais o rendimento nacional bruto do que o produto nacional bruto, porque tem mais significado»".

Ora, nada de novo para quem visita este blogue e quem acompanha a actividade política do PS Madeira. Defendo, há mais de dois anos (publicamente), que a Madeira deve ter outros indicadores. O grupo parlamentar do PS Madeira apresentou uma proposta para calcular o PNB regionalizado de modo a fazer uma avaliação séria da riqueza que fica na RAM. Esta questão é verdade para o país mas (e o Senhor Presidente da República sabe do que falo) é bastante mais importante para regiões onde existam Zonas Francas como é o caso da Irlanda (é aliás por isso que o PNB é que é valorizado) e como é o caso da MADEIRA!
De qualquer forma, para aqueles que andaram a fingir que não percebiam (alguns não percebiam mesmo, mas ousaram comentar de forma quase grotesca e infeliz) fica aqui a prova de que tinha razão. Ou será que o PSD já não considera o Senhor Professor Cavaco Silva um grande Economista?

O conselho de Jardim

Manuela Ferreira Leite quer a suspensão da democracia. Segundo fontes fidedignas foi AJJ que aconselhou a sua líder a experimentar a sua receita de 30 anos! Mesmo assim, que se note que nem com a suspensão da democracia na Madeira AJJ foi capaz de resolver os principais problemas dos madeirenses.

Vergonha

Não vou ao ponto de considerar, como Manuela Ferreira Leite, que não devem ser os jornalistas a fazer o alinhamento dos telejornais, mas tenho de dizer que existem jornalistas que, sem margem para dúvidas, andam a “apanhar papeis” e não demonstram nenhum sentido de isenção, de oportunidade e relevância noticiosa, sobretudo numa televisão com obrigação de serviço público. Passaram 20 minutos do telejornal da RTP Madeira e, só depois de todo este tempo é que surge a posição do PS Madeira sobre o ORAM 2008. Antes disto passou de tudo: mortos na estrada, greve, maluqueiras de Jardim e Manuela, pedidos de audiência à TAP (imagine-se!), desemprego, etc...Quase no fim chega a posição sobre o ORAM 2008. Enfim, nada de novo nesta televisão mas algo preocupante na nossa sociedade.
Mais grave, ou da mesma gravidade, hoje de manhã a RTP M considerou (não sei por quem) que não valia a pena repetir a posição sobre o ORAM (de todos os partidos!). Repetiram tudo, menos o ORAM.
Finalmente, Compreendo que não seja agradável estas posições mas também não entendo porque razão se colocam tão a jeito? São obrigados? Se são, têm a minha total solidariedade para denunciar essas ocultas pressões que traduzem a tal suspensão da democracia!

terça-feira, 18 de novembro de 2008

O refém do chefe de gabinete

Parece incrível que LFM não perceba que é um forte contribuinte (líquido) para anormalidade do Parlamento da Madeira. Finge que não sabe (mas eu sei que sabe) que é uma das expressões mais concretas e inequívocas da contribuição infeliz, maldosa e inadmissível para um estado de anormalidade na ALRAM. Veja-se, por exemplo, mais um episódio do chefe de gabinete do Presidente da ALRAM a comentar, no seu blogue (ou da ALRAM, confesso que já nem percebo!) as propostas do PCP ao OE, em contraponto com o PS, usando, ainda por cima, uma linguagem inadmissível, inapropriada e intolerável. É pena que este Senhor não tenha espelho em casa porque, na verdade, não tem moral para se escandalizar com nada do que se passa no Parlamento. Na verdade, o deputado Manuel Coelho está, inclusive, bastante mais isento de responsabilidades que este Senhor. Mais. O deputado Manuel Coelho tem toda a legitimidade para actuar da forma que actua porque quando um chefe de gabinete não se dá ao respeito, sobrepõe-se ao Presidente e está na ALRAM a mando de AJJ e sob sua protecção, nada mais pode ser surpresa! Além disso, e verdadeiramente grave, tudo isto passa-se com uma verdadeira impunidade. Onde o próprio Presidente da ALRAM (coitado!?) é refém de um autentico vigilante enviado por AJJ.

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

PSD governa mal...

Os empresários da Madeira têm o direito de ter o mesmo acesso aos apoios que ocorrem em termos nacionais. Contudo isso não acontece e, mais grave, o governo do PSD conseguiu que a autonomia (à sua maneira) signifique que os madeirenses tenham menos regalias que no quadro nacional. Assim, tendo presente que a economia da Madeira vale 2,5% da economia do país, o governo do PSD devia disponibilizar, pelo menos, 100 milhões de euros de linha de crédito às empresas (apenas disponibilizou 1/5), tendo presente que a nível nacional já foram injectados 4 000 milhões. Isto são factos que demonstram que os madeirenses perdem com o PSD!

domingo, 16 de novembro de 2008

Há análises fantásticas, não há?

AJJ apareceu esta semana a reafirmar que não aceita propostas, venham de onde vierem, ao Orçamento Regional (porque é ilegal??!!!); o mesmo senhor, na mesma semana, enviou uma estranha carta para o Presidente da República a fazer queixinhas de discriminação da TAP, por causa da taxa de combustível, mesmo que a responsabilidade seja sua, em virtude da má negociação da liberalização dos transporte aéreos e mesmo que ninguém perceba o que tem Cavaco Silva a ver com o assunto; mas, além disso, entre outros disparates, também disse que o programa de governo para 2009 é o mesmo de 2004?! Mesmo assim, apesar da manifesta falta de jeito, credibilidade e insensatez demonstrada, estas afirmações não deram lugar ao famoso e temido quadradinho dos baixos d DN Madeira. Este blogue foi indagar e explicaram-me que não podem abrir o precedente de colocar AJJ nos quadradinhos dos baixos porque ele nunca mais abandona o "poleiro" e fica menos um quadradinho disponível para sempre.
Jaime Ramos, nesta semana, somou derrotas claras: Coito Pita demitiu-se por sua causa, foi desautorizado pelo grupo parlamentar e, finalmente, AJJ aceitou a proposta de Coito Pita para se afastar de Jaime Ramos (JR). Nada disto, foi suficientemente importante para o seu jornal (O DN Madeira) lhe colocar nos baixos. Ao que se sabe houve choro e ranger de dentes mas JR com o seu habitual bom senso, diplomacia e "elevação no trato" conseguiu, ao fim de muita negociação, "levar a água ao seu moinho" e ficar longe desta avaliação.
Entretanto, na mesma semana, o seu filho, Jaime Filipe Ramos, foi desmascarado perante a opinião pública e ficamos a saber, com surpresa, que um dos factores para a demissão de Coito Pita fora o comportamento arrogante e prepotente do Sr. deputado Ramos júnior. Além disso, Jaime Filipe Ramos, foi acusado, pelo seu grupo parlamentar, de não ter condições de liderança. Como sabem, também este Senhor escapou (parece que por pouco) aos baixos do DN Madeira.
Já Coito Pita, o mesmo que outrora havia pedido um aplauso de pé a AJJ, na ALRAM, pelas afirmações sobre os jornalistas (AJJ chamou-os de filhos da p...) passou mais de um ano calado, fez duas ou três intervenções raivosas, ameaçou com a independência da Madeira, entre outras ameaças, aprovou a suspensão ilegal do deputado Coelho, defendeu o mesmo que Jaime Ramos e acabou por se demitir. Diz-se que, por tudo isto, quase ficava nos altos do DN Madeira de Jaime Ramos. Só não aconteceu porque Coito Pita obedeceu a AJJ, deixando JR isolado! Assim, acabou por sair dos endiabrados "quadradinhos".
O Grupo Parlamentar do PSD, desde as últimas eleições, tem somado derrotas atrás de derrotas, tem demonstrado um "desacerto de outro mundo", tem sido a expressão mais evidente de um partido a "apanhar papeis". Esta semana, a machadada mais profunda veio de onde menos se esperava mas colocou a nu todas as profundas fragilidades deste, cada vez mais, insólito grupo! Segundo sei, a hipótese de figurar nos baixos chegou a ser colocada em cima da mesa, mas desistiu-se porque eram muitos deputados e só tinham um "quadradinho".
Por outro lado, também nesta semana maldita, Miguel Mendonça, violou a lei, assumiu que a tinha violado, disse vários disparates e acabou por apanhar um processo em tribunal que lhe pode valer a cadeia. Neste caso o DN Madeira ponderou colocá-lo nos altos pela coragem (deu o peito às balas!) e também nos baixos pela incompetência e falta de isenção. Como não chegaram a acordo, desistiram e preferiram esquecer este caso.
Já os deputados advogados do PSD foram, esta semana, alvo de uma petição da sociedade civil onde se considerou inadmissível, de acordo com o referido movimento, que advogados/deputados tenham votado favoravelmente requerimentos ilegais. Aqui as dúvidas persistiram até ao fim porque já só restava um lugar nos baixos do DN Madeira e ainda havia muita análise a fazer. O que este blogue acabou por descobrir é que, segundo os responsáveis pela análise, este caso pode esperar porque é quase certo que voltará a acontecer.
Finalmente, o DN Madeira, olhando para todos os quadradinhos, percebeu que não tinha colocado ninguém da oposição em devido destaque. Infelizmente já só havia um lugar nos baixos e mesmo que Victor Freitas, líder do grupo parlamentar do PS M, tenha encostado à parede o grupo parlamentar do PSD com a proposta, em timing oportuno, da eleição de Bernardo Martins para Vice da mesa da ALRAM, todos consideraram ser absolutamente injusto não lhe dar o merecido destaque e consequente notoriedade. Azar teve Victor Freitas porque já só restava o quadradinho dos baixos...Mas que não se queixe porque não foi o único e ainda há gente em pior situação: o deputado Rui Coelho, do grupo parlamentar do PSD, mesmo depois de dar um pontapé no deputado Baltasar, nem sequer foi comentado para o notável pódio!

sábado, 15 de novembro de 2008

OS FACTOS II

PARECE MENTIRA MAS NO GRUPO PARLAMENTAR DO PSD EXISTEM DEPUTADOS QUE NÃO SE FALAM HÁ MAIS DE DOIS ANOS...É OBRA...

Os factos...

Das notícias do DN Madeira de hoje, além da demissão de Coito Pita, já aqui comentada, merecem uma referência particular: a decisão do PSD em não viabilizar um candidato socialista para a mesa da ALRAM, garantido a sua pluralidade; e a decisão de AJJ de manter um programa de governo que já tem mais de 4 anos (foi de 2004, e nessa altura já era bastante mau porque apenas configurava uma lista de obras...). Estas notas demonstram o estado do PSD e do governo: prejudicam a democracia, incentivam comportamentos violentos, oferecendo de mão beijada a razão ao deputado do PND e não governam de forma adequada.

O caos do PSD

Coito Pita demite-se do grupo parlamentar do PSD, segundo o blogue de LFM. Esta demissão demonstra o que já todos sabem: o PSD é um partido completamente despedaçado, recheado de intrigas e sem orientação. Neste momento é visível a confusão interna e, por isso, compreende-se as derrotas sucessivas no parlamento, impostas pela oposição. Jaime Ramos soma, assim, mais uma machadada e uma séria derrota, depois de todo o grupo parlamentar o ter desautorizado no caso do requerimento ao Coelho. Resta o filho, a Nivalda que depende do filho e ...Tranquada...Isto está bonito!

sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Linha de Crédito...

O grupo parlamentar do PS Madeira enviou ontem o seguinte comunicado:
O Grupo Parlamentar do PS Madeira sabe que a linha de crédito lançada pelo governo do PSD, depois da proposta do PS Madeira, já está suspensa, poucos dias depois de ter sido aberta, por um suposto esgotamento dos 20 milhões colocados à disposição das PME’s da Madeira.
Esta situação preocupa o grupo parlamentar do PS Madeira porque demonstra o seguinte:
1. O Grupo Parlamentar do PS Madeira tinha razão quanto à insuficiência da linha de crédito: quer em montante, quer em condições;

2. O Grupo Parlamentar não compreende a passividade do governo do PSD numa matéria tão relevante e sublinha a importância de esclarecer e tomar medidas urgentes e decisivas sobre esta questão;

3. O Grupo Parlamentar alerta que as empresas da Madeira, por culpa do Governo do PSD, não têm acesso às linhas de crédito lançadas pelo Governo da República (já são 4 e perfazem mais de 4 000 milhões de euros). Por isso, neste momento, encontram-se numa situação injusta face às PME’s do país porque não têm instrumentos adequados e na dimensão necessária.

4. O Grupo Parlamentar do PS Madeira não partilha esta visão reducionista da autonomia do PSD: na situação presente o QREN é gerido pela Madeira mas não apresenta soluções adequadas à situação das empresas da Madeira ou na dimensão necessária. Não governa ou governa mal...

5. O Grupo Parlamentar do PS Madeira exige uma tomada de posição do governo porque as dificuldades de acesso ao crédito por parte das empresas, caso não tenha soluções adequadas, reforçará o aumento do desemprego, das falências e contribuirá para o arrefecimento da actividade económica.

6. Mais uma vez, o Grupo Parlamentar do PS Madeira não entende as prioridades do PSD e do governo: endivida-se na banca para construir estradas que (já) vão dar a lado nenhum (conforme foi conhecido mais uma operação ruinosa de 800 milhões de euros denominada Via Madeira), mas não investe o necessário para salvar o seu sector empresarial endógeno: o único que pode criar riqueza e emprego.

7. A intervenção do Governo do PSD chega a ser ridícula porque o seu esforço financeiro na linha de crédito de 20 milhões ronda apenas os 200 mil euros em 2009...É esta a importância que o PSD dá aos empresários da Madeira????

quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Desenhos animados

Ninguém do PSD gosta de falar de uma taxa de combustível da Portosanto Line que, ainda por cima, tem uma concessão exclusiva com o mesmo governo (o do PSD da Madeira) que grita contra outros (por causa de uma taxa e combustível!) e tem a imensa "lata" de pedir para esses (nunca eles) comparecerem na ALRAM para explicar.... Imaginem, eles querem que os outros venham à ALRAM? Estes senhores vivem numa banda desenhada!

PSD endiabradamente prejudicial...

O PSD não sabe, finge que não sabe ou é verdadeiramente (ainda) mais incompetente do que parece? Sobre a taxa de combustível era bom lembrar aos iluminados do PSD que a obrigatoriedade de serviço público caiu com a liberalização, lembram-se? A tal do dia histórico!? Portanto, tenham juízo porque sempre que abrem a boca colocam a Madeira num buraco sem saída. Querem tirar dividendos políticos e não resolver os problemas que criaram. Isso é muito feiro e demonstra um certo DESESPERO! Daqui a nada ninguém os atura, em lado nenhum. Por isso, hoje, já não são parte da solução mas sim quase todo o problema....
A questão da liberalização trouxe outros problemas em que a taxa de combustível é só um deles. Não se lembraram disso? Pelo amor de Deus!

Terça Feira falamos...

O grupo parlamentar do PS M demonstra desta forma que não está distraído e que quer efectivamente a normalidade democrática. E o PSD? Aguardemos, pacientemente, para Terça Feira...

Era de esperar. E agora?

A linha de crédito do governo do PSD para as empresas acabou quase sem começar (foi de apenas 20 milhões quando devia ter sido de pelo menos 50). O grupo parlamentar do PS M já tinha avisado da importância de um instrumento desta natureza ter a configuração adequada e a dimensão certa. Ora o PSD demorou a implementá-la (só o fez depois da pressão do PS M), fez com dimensão insuficiente e com configuração desadequada. Assim, as PME's da Madeira observam um governo de Sócrates a disponibilizar mais de 4000 milhões de euros em crédito, em que os madeirenses não podem ter acesso porque a RAM regionalizou os apoios europeus, e na nossa terra, o governo lança medidas tímidas demonstrando que brinca com coisas sérias: desemprego, falências e mais pobreza. Eu avisei, mais uma vez a prova está á vista de todos. O PSD da Madeira não quer saber dos empresários da Madeira. Esbanjou tanto e deixou de lado os verdadeiros interesses da economia da Madeira. Até quando?

Parabéns

Não tenho escondido a critica a alguns jornalistas que demonstram estar longe da isenção exigida para desempenhar determinadas funções, sobretudo quando o que está em causa é o tratamento da informação política. Contudo, com a mesmo frontalidade com que tenho criticado algumas intervenções de alguns jornalistas, também quero dizer que: José Miguel França, Miguel Torres Cunha e António Jorge Pinto, merecem o destaque e o elogio neste blogue pela coragem demonstrada nos seus comentários e entrevista realizadas nos últimos dias. A Madeira precisa de um jornalismo assim: interventivo, conhecedor dos factos e corajoso. Todos ganham.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Nada nos une!

Fernão Freitas comenta a situação actual na ALRAM e, devo dizer, estou em desacordo com quase tudo o que diz. Aliás, o Dr. Fernão Freitas demonstra sempre que fala de algo próximo da problemática da autonomia, uma atitude algo esquizofrénica com quase tudo . Na verdade, os seus comentários demonstram, principalmente, a sua total fragilidade argumentativa e uma imensa infelicidade no seu posicionamento político. Para Fernão, o Presidente da Assembleia cometeu um crime mas não se deve demitir; Para Fernão Freitas, o que aconteceu não é suficientemente grave para a dissolução da ALRAM, mesmo sabendo de tudo o que se passa no parlamento regional, e que não se esgota no "caso coelho"; para Fernão, AJJ tem razão em querer encontrar outras formas de calar deputados, imagine-se; Para Fernão a oposição achou piada no coelho e "riram-se" (?); para Fernão pode fazer sentido expulsar o coelho mas não o vi defender o mesmo para o maior provocador de desacatos daquela assembleia, o Sr. Jaime Ramos...Enfim, lamentavelmente, nada nos une!!!
Não deixa de ser curioso, até para mim, que mais me une ao Dr. Ricardo Vieira, nesta matéria, que ao Dr. Fernão Freitas...

Empresas madeirenses sofrem

O Governo da República lança mais 3 linhas de crédito de apoio às PME's. Na Madeira, temos uma, em condições desadequadas e num montante insuficiente. É o governo do PSD no seu melhor...

É preciso ter descaramento

Miguel Mendonça quer continuar a ser o Presidente da ALRAM depois de tudo o que fez, reconheceu e disse? Meu Deus, de facto, daquela casa, e vindo do PSD, nunca podemos considerar que já bateu no fundo suficientemente. Quando parece que é assim, há sempre alguém que ainda é capaz de nos surpreender!

Vital Moureira sabe o que diz

Vital Moureira escreveu, e bem, no Público a "Cosnpiração do Silêncio", a propósito do rombo democrático na Madeira . Existem para aí uns senhores que não aceitam a realidade. É pena, um dia vão perceber do que falamos...

Cavaco perde a Madeira

O que o Senhor Presidente da República fez, com as suas declarações, não foi cumprir o seu papel de garantir o normal funcionamento das instituições, foi uma habilidade política desproporcional às suas funções e à dimensão do problema, assim como uma abordagem anormal face à questão em causa. Cavaco Silva acabou por considerar que a normalidade estava reposta em virtude da informação que tinha do Representante. Parece que agora, e para a Madeira, o Chefe de Estado não se importa de perder poder. Neste caso para o Representante. O mesmo não se passou com os Açores. Estamos conversados.

domingo, 9 de novembro de 2008

Basta

Hoje, na sequência da crise financeira internacional, é mais fácil perceber os efeitos negativos do endividamento excessivo, sem controle e para investimentos inúteis. Mesmo assim, o governo do PSD mantém o registo de sempre, endividando-se sem qualquer rigor ou racionalidade. É preciso dizer basta a esta má política cujas consequências serão devastadoras para os madeirenses...

Uma boa análise de Luis Calisto

Vale a pena ler a análise da semana no DN Madeira de hoje, da responsabilidade de Luís Calisto.

O responsável pelo rombo democrático

Os operacionais do rombo democrático na ALRAM





O cúmplice do rombo democrático na Madeira

O ORAM 2009

Um orçamento que não configura uma reforma da governação regional e consequente redução da despesa corrente é, desde já, um muito mau orçamento. Um orçamento que não planeia de forma adequada o esforço de pagamento da dívida (de toda aquela criada nos últimos anos através das mais variadas engenharias financeiras) é um mau orçamento. Um orçamento que apresenta um plano de investimentos para pagar obras do passado é, seguramente, mais do mesmo. E isto é muito grave...Voltarei a este importante assunto...

Assim é melhor manter-se calado!


Monteiro Diniz perdeu definitivamente a postura. No DN de hoje vem contrariar as afirmações de Victor Freitas dizendo que "tudo isto seria hilariante se não fosse trágico". Tragédia é a sua total arbitrariedade nos comentários ao que se passa na Madeira. E, Senhor Representante, não falamos apenas do "caso Coelho". Esse representa a gota de água necessária para colocar a nu o défice democrático na Madeira, que Vital Moreira lembrou, demonstrar a atitude anti-democrática, persecutória do PSD e, finalmente, a falta de vontade clara e concreta do Representante em informar ao Chefe de Estado o que se passa há muitos anos na ALRAM e na própria RAM. Das duas uma, ou o chefe de estado está muito mal informado e a sua ridícula intervenção decorre da incapacidade do Representante, ou, por outro lado, o Chefe de Estado está muito bem informado e a sua ridícula intervenção é deliberada e, por isso, altamente discutível. Se este é o caso então, mesmo assim, o Representante deve sublinhar o diagnóstico grave que fez da Madeira (ninguém conhece, mas era o mínimo que se esperava, até para justificar o cargo que ocupa e que insiste em defender...) e não andar com paninhos quentes e telefonemas para a Quinta Vigia e Miguel Mendonça, ou seja a beneficiar o infractor. Perante estes factos, é evidente que o líder do grupo parlamentar do PS M só tem de se pronunciar desta forma. Afinal quem é o Senhor para dizer (antes do Presidente) que não existem razões para dissolver a ALRAM?

sábado, 8 de novembro de 2008

A ridicula magistratura de influência do Chefe de Estado, segundo Guilherme Silva

O Senhor deputado da República Dr. Guilherme Silva tem-se desdobrado em declarações, insistindo que já houve uma (suposta) intervenção do Chefe de Estado na anormalidade democrática que se vive na Madeira e no Parlamento. Para mim e para os portugueses deve ser uma "suposta intervenção" porque só oiço falar do assunto de (outras) fontes atípicas e insólitas. Ainda não ouvi nada (nem um único bocejo ou mesmo a sua frase preferida "o dia na Madeira está lindo!") da boca do Chefe de Estado, o garante do estado de direito (pelo menos no resto do país). Estou certo que os portugueses estão expectantes para saber o que pensa Cavaco Silva da situação grave de violação do estado de direito numa parcela do território português.
Mas, aquele Senhor deputado tem tentado passar uma mensagem absolutamente inadmissível de que está reposta a normalidade no parlamento. Esta propaganda do PSD, aparentemente com o alto patrocínio do Presidente da República, é vergonhosa. Só cai nesta mentira quem quer e quem não conhece o parlamento da Madeira. Não quero acreditar que o Presidente da República desconheça o que se passa verdadeiramente na ALRAM e considere adequado o contacto simples com o Dr. Guilherme Silva, segundo o próprio, de modo a restabelecer a normalidade? Não quero acreditar que o Presidente pense, como Guilherme Silva e o Representante da República, que a única "coisinha anormal" daquele parlamento é o PND e o deputado Manuel Coelho!? É mau demais se é assim! Na verdade, mesmo que o deputado do PND volte ao Parlamento, mesmo que a ALRAM marque os plenários (depois do PSD, unilateralmente, ter mandado fechar o parlamento, imagine-se se isto é grave) nada disto configura uma normalidade democrática, conforme quer fazer crer a propaganda do PSD. Pelo contrário, a ALRAM mantém uma profunda violação dos princípios básicos de um parlamento democrático: o governo não é fiscalizado porque nunca aparece, a mesa é monocolor, os debates obrigatórios pura e simplesmente não são marcados, porque o PSD não quer, os insultos do PSD para com a oposição são sistemáticos e duram há mais de 20 anos (filho da..., louco, burro, ladrão, maric..,cabrão são expressões habituais do líder parlamentar do PSD, Jaime Ramos, entre outros...), a pressão física e a violência é um dado adquirido, conforme ficou comprovado com a agressão do deputado Rui Coelho do PSD ao Dr. Baltazar...
Portanto, não vale a pena atirar areia para os olhos dos madeirenses. O Chefe de Estado deve decidir se quer abandonar os madeirenses ou contribuir para que estes possam tirar proveito de uma democracia a sério e não esta fantochada que se passa na Madeira.

Crise e défice democrático

O rombo na democracia na Madeira é cada vez mais evidente e, porventura, mais profundo. Vital Moureira não tem dúvidas e denuncia aqueles que contribuiram para branquer a falta de democracia na Madeira: o défice democrático é, sem dúvida, um dado objectivo e preocupante...

É preciso ter descaramento!

Se havia alguma dúvida sobre as tentativas do PSD de desviar as atenções do que se passa na Madeira (a democracia está suspensa!) e sobretudo do comportamento intolerável do PSD, LFM, o comissário habitual do PSD, habituado a estas lides de baralhar a opinião pública e condicionar o rumo dos acontecimentos, confirma as minhas dúvidas e suspeitas sobre o lançamento dos boatos a propósito de candidatos às autarquias e, não contente, resolve criar um outro facto: uma suposta contradição entre eu próprio e o Presidente do PS M, o Dr. João Carlos Gouveia. Ora, para esclarecimento de todos, não vale a pena manter a distracção da opinião pública do essencial até porque os acontecimentos da ALRAM já ultrapassaram, há muito, os limites do chefe de Gabinete do Presidente da ALRAM. Mais, o comportamento "de anjinho" de LFM para com JCG, procurando um espaço de aparente pseudo-respeito/amizade chega a ser absolutamente intolerável, até porque o objectivo é atingir, efectivamente, o líder do PS M. É uma forma verdadeiramente baixa de obter objectivos partidários e sobretudo de criar intrigas num partido que atravessa um bom momento e, sobretudo, que demonstra, a cada dia que passa, o pântano em que se transformou o PSD. Finalmente, basta ler as declarações do Presidente do PS M no DN Madeira, sobre a matéria, onde fica claro que não vale a pena criarem os habituais, fingidos e sobredimensionados, focos de insatisfação interna... Ou fantasmas estratosféricos da oposição...

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Partidos da oposição unidos

Parabéns aos partidos da oposição, uniram-se no que é verdadeiramente essencial e estruturante para a Madeira e os madeirenses: a favor da democracia da Madeira.

Ninguém diz nada? Não há títulos de primeira página? Não há aberturas de telejornais?

É absolutamente insólito que o grupo parlamentar do PSD ande caladinho com os 120 milhões que a Madeira podia ter perdido e, ainda por cima com total legalidade, só porque o governo do PSD foi incompetente e "aldrabão" não respeitando a lei do endividamento zero. O Tribunal foi claro: a penalização devida (50% das transferências no âmbito da LFR) deve ser concretizada em sede de OE 2009. Sócrates não executou, para defender os madeirenses. Até quando estaremos sujeitos a este tipo de atitude e comportamento da parte do PSD... Até quando temos de ficar à espera da boa vontade de Sócrates face às tropelias de um governo aldrabão?

Cuspir no prato

O grupo parlamentar do PSD não quer admitir: não fosse o programa pagar a tempo e horas, e a respectiva transferência da república de 256 milhões de euros para a Madeira, e muitos fornecedores da RAM estariam numa situação muito difícil, aumentando o desemprego. É triste "cuspir no prato": demonstra um certo tipo de carácter, o carácter de um certo PSD (ainda acredito que nem todos são assim!)

VERGONHA

Que figura triste mas, sobretudo, que descaramento: Miguel Mendonça tem o desplante de fazer declarações demonstradoras da sua total incapacidade para gerir a ALRAM. Demita-se por favor. E, já agora, Senhor Professor Cavaco Silva, tudo certo e pacífico, certo?

Insustentável

Grave, muito grave: AJJ afirma que se fosse possível resolvia "as coisas" à sua maneira, sublinhando que vai incluir na sua proposta de revisão constitucional esta possibilidade. Estamos bem arranjados. O que precisa Cavaco Silva para fazer o seu papel ? Que isto fique insustentável? Que os madeirenses andem aos tiros uns aos outros (é isso que AJJ instiga de forma absolutamente irresponsável, como habitualmente!)?

Cavaco não é isento...

Cavaco Silva interveio sobre o estatuto dos Açores e fez uma comunicação ao país. Parece evidente que face às circunstâncias de anormalidade vivida na Madeira (com a suspensão da democracia através do fecho da ALRAM pelo PSD e pelas sucessivas ilegalidades cometidas e ainda não repostas!) o mínimo esperado era uma actuação da mesma dimensão e, sobretudo, sossegando os madeirenses dando mostras que não estão abandonados ao livre arbítrio do PSD, de AJJ e de Jaime Ramos. Nada disso aconteceu até hoje por isso é legitimo acusar o chefe de estado de falhar nos deveres de isenção que lhe são impostos pelo cargo que ocupa. Cavaco interveio sobre os Açores porque o governo era PS; Cavaco não intervém na Madeira, ou fá-lo pelos olhos do Representante (que tem e usa a linha directa do PSD), porque na Madeira o governo é PSD.

A CRISE

Está instalada na Madeira uma grave crise política institucional. As razões são claras mas há fundamentos na crise económica e social a que o governo do PSD conduziu a Madeira. Portanto, face à incapacidade governativa demonstrada pelo PSD, o mais fácil é criar outra crise, mais mediática, mais perturbadora e, sobretudo, que afecta as bases da democracia. É assim o PSD Madeira: tudo faz para se manter no poder...
O Orçamento Regional foi despachado para garantir que é discutido a meio deste reboliço de modo a impedir uma discussão saudável e proveitosa para os madeirenses. Só não vê quem não quer...

Desampare-me a loja

O Presidente da Assembleia Legislativa Regional anda a gozar com toda a gente. Admite que fez asneira(s), designadamente, admitiu a votação um requerimento ilegal e cometeu o crime de ter impedido a entrada de um deputado na ALRAM, mas mesmo assim tem o descaramento de não se demitir. É esta a democracia da Madeira. Mas para o Senhor Representante (que para o PSD, estranhamente, ainda é ministro!) está tudo em conformidade constitucional??? Desampare-me a loja se faz favor...

O PSD a recuar (com a ajuda do Representante, estou certo disso!)

O PSD a andar para trás, conforme se verifica aqui...

Esclarecimento

Sobre a noticia do DN Madeira a respeito da minha possível candidatura à CMF, cumpre-me dizer o seguinte:

1. A discussão desta matéria é extemporânea. Estamos a um ano de distância das eleições autárquicas e, portanto, parece óbvio, que ninguém, com um mínimo de bom senso e credibilidade, toma decisões desta natureza com esta distância;
2. Não conheço a origem, ou fonte, do DN Madeira mas é naturalmente uma informação de duvidosa credibilidade;
3. Apesar de tudo, estou absolutamente convencido que, tendo em conta os mais recentes acontecimentos na ALRAM e, sobretudo, a suspensão da democracia pelo PSD, violando a constituição e o estatuto, fechando o Parlamento de forma ilegal, condicionando o trabalho parlamentar ao nível da fiscalização do governo e da prática democrática, trata-se, seguramente, de uma atitude pensada e deliberada do PSD de desviar as atenções do essencial que se passa na nossa Região. Por isso, que fique claro, não admito que utilizem o meu nome para abordagens dessa natureza.

Sinceramente esteja calado...

A intoxicação de LFM continua. Desta vez é tentar dizer, à sua maneira, que, finalmente, está reposta a normalidade no Parlamento da Madeira. Pelo amor de Deus, parece mentira que um indivíduo que tem funções de apoio ao Presidente da ALRAM faça comentários desta natureza. Ainda por cima numa Assembleia onde a normalidade nunca existiu... Por outro lado, não é novidade nenhuma que a farsa montada pelo PSD e com a participação activa, pelos vistos, de LFM, tem a mão de Monteiro Diniz! E depois? Não me diga que quer convencer as pessoas que está tudo dentro da lei, que está a ser cumprida a constituição e o estatuto da Madeira? Mas afinal quem pensa que quer ENGANAR? Será que V. Exa. acha que quem repõe a normalidade é o PSD? Espere e verá!

O Presidente da ALRAM

O Presidente da ALRAM cometeu ilegalidades...E agora?
Para o Representante está reposta a legalidade. QUAL? DIGAAAAAAAA!

Os jeitinhos do Representante...

O Representante da República parece que existe para fazer jeitinhos...Ao PSD!
Claramente acabou por demonstrar que o seu cargo é absolutamente inútil...

A culpa

Hoje questiono de forma muito séria a actuação de Cavaco Silva. Hoje, e a cada dia que passa, tenho fortes razões para o considerar cúmplice da situação da Madeira, da sua democracia de fachada, de um regime que persegue, ofende, insulta e não garante os direitos liberdades e garantias dos cidadãos. O que se passa na ALRAM não é diferente do que se passa no resto do território da RAM. O ódio do PSD, a arrogância do poder, a falta de respeito, a violência, o escárnio sistemático e profundamente intolerável, a perseguição são características da vida parlamentar madeirense, liderada pelo PSD, e de todos os que vivem na Madeira sob o regime jardinista.
É, por isso, lamentável que o partido do poder não seja capaz de ter bom senso, contenção e capacidade para integrar criticas e conduzir a democracia ao seu melhor patamar: pluralidade, respeito e desenvolvimento.É lamentável que não se encontre no PSD nenhuma luz de clarividência ou sequer uma réstia de esperança. Pelo contrário, alguns PSD's ainda têm o desplante de se escandalizar e, na verdade, não têm nenhuma legitimidade. Os fundamentos do que se passa na ALRAM encontramos não no PND mas no PSD e, para bem de todos e do nosso futuro, era bom que todos percebessem isto. A ALRAM é o que é hoje, o culpado tem um nome (estou certo que todos sabem isso): o PSD.

Bronca Senhor Presidente

O que é uma região em que o partido da maioria fecha o parlamento e deixa o governo sem fiscalização e a oposição sem capacidade de intervenção? Um estado de direito senhor Presidente?

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

O estado de direito ainda existe na Madeira?

Acabei de ouvir uma barbaridade do Representante que prova as minhas dúvidas face ao desempenho deste senhor: para Monteiro Diniz não existem condições para destituir a ALRAM (parece que este já foi o conselho de Monteiro Diniz ao Presidente da República, depois de ouvir o PSD!). O que é preciso para isso acontecer? É melhor estar calado porque sempre que fala fica claro que não passa de uma “marioneta” do PSD. É pena!

Os "rodriguinhos" do Presidente da República não são inocentes...

O chefe de estado afinal está a intervir. Já percebemos aqui que o Representante da República está a tratar de tudo: conversa com o PSD M, ou seja com Jaime Ramos e AJJ, pedindo que voltem atrás, conforme comprova a suspensão (ilegal e inconstitucional) dos trabalhos na ALRAM, de modo a não colocar o partido da maioria numa situação complexa e difícil, obrigando a uma intervenção efectiva do Presidente do país. Assim, o PSD resolveu suspender os trabalhos até à decisão da justiça de modo a não ser colocado na situação de perdedor em toda a linha.
Entretanto, obviamente, Aguardamos a comunicação pública ao país do Presidente da República.

Só com capacetes azuis

A ausência de intervenção do chefe de estado nesta importante e grave situação, leva-nos a colocar a Madeira, face aos últimos acontecimentos, como uma região que necessita, urgentemente, da intervenção dos capacetes azuis!? Não acham?

Estado de sitio III

Se é ilegal, conforme já demonstraram muitos especialistas, porque razão a polícia e as forças de segurança impediram a entrada do deputado do PND na ALRAM? Com que base jurídica? Quem se responsabiliza por esta violação grave do estado de direito? O chefe de estado? Alberto João Jardim? Jaime Ramos?....

Estado de Sitio II

Os deputados do PSD estão convencidos que são donos do parlamento. Esta tarde voltaram a fazer das suas e a suspender os trabalhos, através de um requerimento ofensivo para os deputados da oposição. Votaram sozinhos o requerimento. Aliás, é cada vez mais evidente que o PSD quer estar sozinho na ALRAM, passando a transformar a Madeira num efectivo estado ditatorial.É assim que ficam melhor. É assim que se dão bem!Isto não pode continuar. Isto dura há muito tempo. Agora o que pensa fazer o Presidente da República? Aquele que andou a passear na Madeira de braço dado com AJJ, ignorando o descalabro da vida democrática nesta terra Como se entende a desproporção da actuação do chefe de estado nesta gravíssima situação face à sua intervenção (sobre dimensionada e com comunicação ao país em todas as televisões) relativamente ao estatuto político administrativo dos Açores? Não tenho muitas dúvidas que, além do PSD também o chefe de estado começa a ter enormes responsabilidade no futuro da democracia na Madeira.

Estado de sitio

A ALRAM não cumpre o essencial do seu papel e representa hoje um "fantoche" que segura uma autonomia manchada pela elevada (quase insuportável) claustrofobia democrática. Os episódios mais recentes envolvendo o deputado do PND trouxeram para a discussão a premência de um debate de uma profunda refundação do que se passa na Madeira. Não por causa do PND que usa "meios extraordinários" para denunciar uma situação inadmissível de rombo democrático, mas por causa do PSD que abusa da autonomia e mete-a na gaveta, evitando cumprir a constituição e o estatuto político administrativo ou então cumprindo apenas o quando e o que lhe interessa! A ALRAM é o espelho do que se passa em toda a RAM onde um partido maioritário usa e abusa do poder que tem para consolidar o seu projecto contra tudo e todos. A democracia não está posta em causa na ALRAM porque há muito que deixou de existir. A democracia está podre na RAM!
Muitos se perguntam o que é possível fazer? Da minha parte, perante este vazio, perante este grau zero da democracia, do debate, da pluralidade e do respeito entre todos, parece evidente que só há um caminho: começar de novo, mudar de vida (respeitar em pleno a constituição e o estatuto). Aqui começa o problema. Como? Quais os mecanismos práticos? Tudo parece depender, de forma anormal e inadmissível, de um partido que não respeita o povo que o elegeu e nem sequer acredita nos princípios essenciais de uma democracia, conforme se comprova pelas atitudes (consequentes) sucessivas e permanentes de desvio perverso do caminho da transparência do respeito e da consolidação de valores básicos de vivência democrática. Os tempos são, por isso, de reflexão. Mas é preciso pensar no dia seguinte, é preciso recorrer a todos os meios capazes de inverter este estado de coisas, para bem de todos nós e, sobetudo, dos nossos filhos. É ,muito triste o que se passa na Madeira. Já não basta o desacerto governamental que assume contornos nunca vistos, ainda somos confrontado, como resposta a essa incapacidade, a uma desonesta e perversa pressão sobre as pessoas e as instituições, permitindo que tudo se mantenha como está...Não existem condições para trabalhar de forma séria. O jogo está viciado há muito tempo e, confesso, que num contexto de passividade absoluta do Presidente da República e de ausência de interesse pelo estado de sítio que vivemos (o que não deixa de ser uma atitude desproporcional a às intervenções recentes do mais alto órgão da república!) os madeirenses estão abandonados a uma sorte que não merecem. Devemos reflectir mas, sobretudo, devemos pensar no dia seguinte e nos madeirenses. Todos temos responsabilidades mas ninguém pode ignorar a atitude de arrogância de um partido que está-se nas tintas para o futuro e agarra-se a um presente pouco recomendável. Mais. Não concordo com os métodos do PND mas nunca, em circunstância alguma, farei o que provavelmente o PSD tanto quer: branquear as suas responsabilidade. Lembrarei sempre que for possível que com um Jaime Ramos e um AJJ é impossível refundar o que quer que seja!

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

É a decisão certa...

Leonel de Freitas já não é o director da RTP Madeira. A partir do dia 7 assume novas funções uma gestora de Lisboa.
Como é sabido, considero fundamental uma mudança profunda na condução da RTP Madeira. Espero, sinceramente, que não mude alguma coisa para ficar tudo na mesma. De qualquer forma é o fim de um ciclo negro da RTP Madeira de Leonel de Freitas. Perdeu a democracia, perdeu a pluralidade e perdeu o jornalismo sério, rigoroso e imparcial.

Excelente e consistente


Assisti na ALRAM a uma intervenção do líder do grupo parlamentar do PS Madeira, Victor Freitas, que considero um marco de enorme relevância na vida parlamentar na Madeira e, sobretudo, na vida democrática da nossa Região e respectiva consolidação da autonomia. Estou certo que depois deste momento, de enorme significado (embora muitos possam querer ignorar, por conveniência), nada será como dantes. E, da minha parte, acho que este deve ser o caminho.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

O embuste governativo do PSD!

Segundo sei a fraca execução dos apoios comunitários pode levar à devolução de dinheiros da união Europeia (já sem os 500 milhões que acabamos por perder, da responsabilidade do governo do PSD!). Já tinha avisado que o sector privado, baseado em empresas de construção civil, não estava preparado para desenvolver projectos com inovação e tecnologia e que, portanto, ou haveria uma estratégia de dinamização do empreendedorismo neste sector ou dificilmente seríamos capazes de aproveitar, na totalidade, este quadro comunitário. Como nada disso foi feito, e insistiu-se no suicídio das obras públicas e da construção civil, o que está a acontecer não é de estranhar. Nem o embuste do protocolo com Carnegie Mellon (ainda por cima pago pelo Governo da República) que apenas serve para alguns doutorados estrangeiros andarem a usar a Madeira (para as suas investigações e fóruns de interesse privado) e o dinheiro português (e onde, ainda por cima, apenas estão presentes 3 estudantes madeirenses que depois estagiarão, imaginem, na PT), disfarça a mediocridade das opções na área económica e na dinamização de um novo modelo assente no conhecimento!!!

Irritar as pessoas?


AJJ veio dizer ontem que o seu desporto favorito é "irritar as pessoas". Esta expressão, além de demonstrar o homem de estado que é, vem confirmar que este senhor sabe, e tem condições, para defender ao mais alto nível os madeirenses (?). Além disso, aproveito para confirmar a minha irritação para com AJJ, sobretudo com o seguinte:
fez asneira (mentiu e foi incompetente) na negociação dos fundos europeus para a Madeira e perdemos 500 milhões de euros;
fez asneira na negociação da LFR (não teve margem de manobra para apresentar verdadeiros argumentos do desenvolvimento da RAM, face à asneira do passado e perdeu toda a credibilidade, precisamente por só gostar de "irritar as pessoas")
não fez nada para contrariar a crise que ele próprio criou, andando a assobiar para o ar e não apresentando políticas, propostas ou reformas para resolver as absurdas opções económicas que toma (quando as toma são verdadeiramente hilariantes, como aquela do fim da liberalização dos combustíveis)
fez MUITA ASNEIRA esbanjando muito dinheiro em inutilidades e prejudicando os madeirenses;
Endividou e endivida os madeirenses para alimentar "tontices" governativas, deixando a ideia que isto um dia vai cair bem fundo e nós vamos ter de pagar tudo...
fez e faz da política um instrumento de poder próprio sem olhar para os madeirenses;
Por tudo isto, este Presidente tem razão, na verdade irrita-me, e se esse é o seu objectivo enquanto Presidente do Governo atingiu, em pleno, os seus objectivos. E agora? Será que já pensou em governar um bocadinho? (e de preferência olhar para o futuro dos madeirenses)

domingo, 2 de novembro de 2008

Acção versus passividade, incompetência e defesa de interesses estranhos à Madeira

O Governo do PS vai pagar credores num esforço de mais de 2000 milhões de euros. Esta iniciativa assume uma importância significativa e é, mais uma vez, uma resposta, uma medida, uma acção...Afinal o que vai fazer o Governo Regional do PSD. Terá tido uma gestão adequada que lhe permita ter margem de manobra para fazer o mesmo? Ou manterá a mesma e absurda política de condicionar a capacidade do sector privado em ir à banca porque ele próprio consome a maior parte dos recursos, conforme se ficou a saber hoje pelo DN Madeira com um encaixe de mais de 800 milhões para os empreiteiros do regime continuarem a fazer das suas!

Ministério público na berlinda...

Vice Presidente da CM do Porto estranha a inércia do Ministério Público sobre as ilegalidades apresentadas. É claro que essa perplexidade não se resume apenas à situação do Porto. Será que já se esqueceram do que se passa na Madeira?

MFL provoca AJJ

Acabei de ouvir Manuela Ferreira Leite dizer que tem dúvidas sobre obras públicas e considera que a democracia está a ser posta em causa. Da minha parte, concordo com as preocupações, por isso, gostaria de lhe entregar o dossier da Madeira sobre estas matérias. Será que MFL vai ignorar AJJ e a sua governação onde o défice democrático e as obras públicas inúteis assume uma dimensão nunca vista?

É de morrer a rir (se não fosse trágico!)

Parece mentira que AJJ queira fazer o papel de Presidente da Associação de Bancos "pedindo" que estes ajudem as pessoas...Já vi de tudo neste PSD e neste líder mas há coisas que só à gargalhada! Que forma mais parva de desviar a atenção da sua incompetência, e incapacidade, para as questões essenciais de um governo...Questões que, pelo desperdício e má gestão dos dinheiros públicos, ameaçam colocar os madeirenses na pior situação social dos últimos 30 anos.

Mais uma achega...

O OE 2009 é um bom orçamento para a Madeira porque apresenta medidas concretas para os problemas dos madeirenses: empresas e famílias. Este orçamento é tanto mais importante quanto o PSD, nos orçamentos que tem apresentado deixa de lado as questões que afligem os madeirenses: desemprego, pobreza, falências,...A única coisa certa nos orçamentos do PSD é desperdício e mais dívida...Veremos se não tenho razão! achega

Quantos mais melhor...

As propostas para mudar a face do desastre governativo da Madeira não devem ter dono. Pelo contrário, sou de opinião que as boas propostas devem ser veiculadas por todos. Por isso é com satisfação que vejo o CDS PP colocar nas suas prioridades a fusão das sociedades (embora a proposta do PS M, sobre o flagelo das Sociedades de Desenvolvimento, seja francamente bastante mais abrangente!) como uma parte da solução para o problema criado pelo PSD.
De qualquer forma, observarei, com expectativa, se a postura do PSD, no âmbito das soluções para a Madeira, passa por avaliar (e dar importância decisiva!) à sua origem, em vez da sua credibilidade, prioridade e relevância...

sábado, 1 de novembro de 2008

A diferença de projecto político (entre PS e PSD) e a inversão de prioriadades

A casa da música de Machico (já perdi a conta de quantos projectos deste tipo existe só em Machico, ninguém se importa que exista um edifício às moscas no centro, feita pelas Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento!) custou 1,9 milhões de euros. Dava para lançar 5 linhas de crédito de 20 milhões de euros, garantindo a dinâmica do sector privado, criando emprego e riqueza, de forma sustentável. Da minha parte nunca faria tal investimento no contexto actual...

A conspiração ou a propaganda mentirosa do PSD?

Realmente, sobre isto, só se fosse uma conspiração de estúpidos!

O PS Madeira a falar claro!

O grupo parlamentar do PS na ALRAM, na Comissão de Economia e Finanças, deixou muito clara a sua posição sobre o Orçamento de Estado para 2009, através de uma declaração de voto onde demonstra que o PSD está contra os madeirenses ao não querer a transferência de determinados benefícios, que constam do OE, designadamente: o aumento do salário mínimo, o aumento dos salários da função pública, a baixa de IRC, as ajudas ao pagamento da prestação da casa...Veja tudo aqui

Bem dito...

A dra. Violante Matos escreveu um atigo de opinião no DN Madeira que resume o essencial da trapalhada do PSD. Sintético claro e onde é possível perceber toda a verdade desta podridão social democrata!

CANALHICE RIMA COM MALHEIRICE

Veja aqui

Continuem assim II

Os 256 milhões do programa pagar a tempo e horas do governo da república foi gasto num ápice pelo governo do PSD. Foi 80% do programa nacional que a Madeira absorveu (uma vergonha sem limites!) mas nem chegou para pagar os funcionários. Interessante as prioridades do governo do PSD!

Continuem assim...

Um dos delfins (?) (feitos a martelo com a mão de Jardim) o Secretário Manuel António diz que não paga funcionários por causa da república. Que descaramento. Estes senhores onde é que andam? Será que ainda não perceberam que ou mudam o discurso ou vai ser esse o argumento que os vai levar à ruina eleitoral. Veremos se não tenho razão...

É DESNORTE MESMO!

O PSD da Madeira é hoje um partido completamente perdido. Ao fazerem um combate, sem tréguas, à autonomia, mesmo dizendo que fazem o contrário, gritando por mais Lisboa e até implorando por "miminhos", ficam sem a sua bandeira e perdem toda a credibilidade num discurso onde parece quase evidente já não ter lugar, ou credibilidade, qualquer iniciativa que pretenda aumentar os poderes da Madeira, designadamente a mal explicada urgência da revisão da constituição. É isto que acontece quando a autonomia não é defendida pelas razões certas mas apenas numa lógica, quase cretina, de projecto de poder...Os resultados são claros: um partido "rebentado", com guerras internas insustentáveis, com equilíbrios ténues (quase impossíveis) e, sobetudo, um partido que estende ao governo um DESNORTE nunca visto.

A histeria e o descaramento

Parece que o PSD LFM, que faz da sua militância profissão, através de um blogue produzido na ALRAM, local onde faz uma perninha enquanto chefe de gabinete do Senhor Presidente da ALRAM, já diz que o PSD (e ele próprio) considera o PIB o indicador adequado para analisar o desenvolvimento da RAM. Bom ainda bem que diz isso, embora também já tenha dito o contrário (deve ser para imitar o chefe: de contradição em de contradição até á histeria final!).
Enfim, não me interessa comentar estas afirmações mas continua a ser relevante denunciar
esta postura do chefe de gabinete do Presidente da ALRAM, que continua a demonstrar não ter o perfil adequado para as suas funções, violando princípios essenciais da sua própria profissão e deveres de isenção. Enfim, depois da explicação, no tribuna, do senhor reitor da UMa sobre as razões para o comportamento insólito (mais um!) de LFM, a propósito da intoxicação que fez a à actividade daquela universidade e do respectivo reitor, percebe-se melhor (ficando mais claro para todos) que a essência deste tipo de comportamento é mesmo intrínseca!