quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Em nome da verdade

"O grupo parlamentar do PS Madeira não pode deixar passar, sem intervir e denunciar, em dois momentos da responsabilidade da Vice Presidência, largamente noticiadas pela comunicação social, que ofendem as famílias e as empresas madeirenses e colocam em causa, pelo próprio PSD, o modelo de crescimento económico dos últimos anos.
Primeiro
Ouvimos todos, com expectativa moderada, o anúncio do Vice Presidente, num seminário de Marketing, do lançamento de uma linha de crédito para as empresas da Madeira em 15 milhões de euros.
Sobre isto importa sublinhar 5 tópicos:
- há mais de 4 meses que o grupo parlamentar do PS M apresentou esta solução de recurso, para implementação com carácter de urgência;

- a medida sendo desejável ainda demorará mais um mês a estar implementada. Com o PSD tudo demora muito tempo, é tudo muito difícil, nada anda com a rapidez que os tempos exigem;

- a medida em causa é insuficiente. Com esta postura o Governo do PSD fica a dever às empresas madeirenses pelo menos entre 25 a 35 milhões de euros. Esta dívida, a não ser resolvida, pode colocar em causa o bom funcionamento de grande parte das PME’s madeirenses. Em nome dos 10 000 desempregados exigimos que esta linha seja reforçada sem hesitação.


- A medida podia ter ido mais longe em termos de bonificação de juros. As empresas da Madeira estão mais expostas ao risco, têm um mercado mais pequeno e, por isso, a bonificação devia ser bastante mais elevada.

- Não vale a pena chutar para canto as suas responsabilidades, fazer politica é tomar opções. Estamos certos que muitos dos investimentos previstos não são prioritários para a RAM. Alem disso, esta medida recorre a fundos europeus.
Segundo
O Vice Presidente tem de explicar aos madeirenses quais os manuais de politica económica que anda a estudar. Para este governante, de acordo com as suas palavras, os combustíveis na Madeira não podem descer, para níveis próximos dos Açores, porque o nosso PIB, a nossa criação de riqueza, é muito elevada.
Na verdade, o Senhor Vice Presidente informa os madeirenses de que a dita politica de criação de riqueza do Governo do PSD, que levou ao aumento do PIB, conduziu a três coisas perturbantes:
1. perda de fundos europeus na ordem dos mais de 500 milhões de euros;

2. diminuição de verbas da república, traduzida numa lei das finanças regionais menos favorável, por causa do PIB;

3. e, como se não bastasse, o Vice Presidente do Governo do PSD usa, agora, o mesmo argumento que o PSD FORNECEU à União Europeia e que ela usou para cortar dinheiro à Madeira, quando tem de melhorar a vida das pessoas. Ou seja, o Vice Presidente do PSD diz-nos que, como temos uma hipotética criação de riqueza mais elevada que nos Açores, então temos de viver pior. Temos de ter menos dinheiro no bolso. Os nossos impostos têm de ser mais elevados. As nossas empresas têm menos apoios. Os nossos funcionários públicos têm menos regalias. Os nossos professores serão penalizados e os nossos combustíveis têm de se manter a níveis elevados.
Afinal quem ganha com a famosa politica de PIB artificialmente elevado do governo do PSD?
Sendo assim das duas uma, ou mesmo as duas:
Ou esta criação de riqueza é uma mentira. Uma total falsidade, conforme o PS Madeira há muito vem alertando.
Ou, a riqueza criada através da governação do PSD é mal utilizada, fica nos bolsos de poucos e não chega às famílias madeirenses.
Na verdade, se não é assim, convido, ou se calhar é mais prudente ser a delegação de economistas da Madeira fazê-lo, o Senhor Vice Presidente a desenvolver a sua tese de que mais riqueza implica menos condições de vida. Mais riqueza implica que passamos a viver pior, segundo João Cunha e Silva.
Em conclusão
O que fica destas declarações do PSD e do seu Vice Presidente é que a sua politica económica é um logro. Uma mentira. Este governo é um governo mentiroso porque a sua política é uma fraude.
É revoltante ficarmos a saber que os madeirenses estão há anos a ser enganados por um governo que tem supostamente boas estatísticas e maus resultados junto dos cidadãos. Vivemos com um PIB elevado mas muito mal em termos sociais e económicos. Fomos todos enganados por um governo que não soube ou não quis inverter a questão do PIB falso, da riqueza falsa.
É uma mentira muito grave! E os madeirenses, como diz Mário Soares, devem exercer o seu DIREITO À INDIGNAÇÃO. NA DEVIDA ALTURA, FÁ-LO-ÃO E SERÃO IMPLACÁVEIS.
Mas, the last but not the least, vale a pena perguntar se esta declaração é uma denúncia encapotada e manhosa da politica de mentira do PSD e do seu líder. Esta declaração é uma demarcação da politica do PSD? Se for assim, estamos perante uma clivagem profunda e o fim da mentira oficial.
Um ano e meio após as eleições, o Vice Presidente do Governo do PSD, veio dizer às famílias e às empresas da Madeira que a manobra de antecipação das eleições foi um sucesso eleitoral mas um desastre para a vida dos cidadãos. Para o bem estar de todos os madeirenses. Resolveu-se supostamente a crise política mas agravou-se drasticamente a Crise Social!
O Grupo Parlamentar do PS Madeira considera que estamos perante um momento muito grave. Mas exigimos o melhor para os madeirenses. Está na altura do Governo do PSD assumir a sua mentira e iniciar negociações com Bruxelas. Nós dar-lhe-emos todo o apoio necessário, a bem do interesse real dos Madeira.
É preciso, perante tais enormidades cometidas, que configuram uma traição efectiva às condições de vida dos madeirenses, uma mobilização de todos a favor dos madeirenses. Nós não voltamos a cara, mas quem governa deve dar os passos necessários."

Sem comentários: