quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Madeira a dormir...

Os mercados financeiros continuam muito instáveis. A injecção de liquidez no mercado, quer pela reserva federal Americana, quer pelo BCE, quer pelo Banco do Canadá e do Japão, anunciada hoje, é determinante para sustentar a credibilidade no sistema. A ausência de dinheiro para empréstimos, primeiro no mercado interbancário (i.e. entre os bancos), depois para as empresas, altera de forma profunda a estabilidade da economia. Sem dinheiro não há investimento, sem investimento aumenta a crise, com esta o "mercado do endividamento" retrai-se pela desconfiança instalada. É preciso contrariar este ciclo e os bancos centrais têm um papel fundamental. Mas não só.
Por experiência própria, é preciso que todos percebam, que está muito difícil financiar actividades empresariais. A banca, com falta de liquidez, está a limitar fortemente as soluções para as empresas. Sendo assim, torna-se determinante a intervenção não apenas dos bancos centrais mas também dos governos, através das linhas de crédito.
Na Madeira, os governantes adormecem sem sequer demonstrar preocupação por esta importante situação...

1 comentário:

Anónimo disse...

estas intervenções dos bancos centrais provam que os liberais de esquerda, do PS por exemplo, estão errados. O correcto é a tradicional esquerda, com um Estado forte!