quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Escândalo

O PSD de AJJ resolveu acabar com a liberalização dos combustíveis porque, segundo ele, a GALP não acompanhava a descida dos preços do petróleo. Passado quase dois meses da decisão de regulamentar os preços, o PSD faz o mesmo que a GALP, não acompanha a descida dos preços do petróleo praticando reduções miseráveis e mantendo tudo como antes. Constata-se, segundo o DN Madeira que até existem postos de gasolina no continente com combustíveis mais baratos que na Madeira.
Já se sabia que a política para o PSD é uma arma de arremesso e não um instrumento para resolver os problemas dos cidadãos mas, esta questão, ultrapassa todos os limites.
O PSD conduziu as contas da Região a um beco sem saída. A dívida colossal ameaça arrastar tudo para uma situação muito delicada. O primeiro resultado é a margem de manobra (ou melhor, a ausência dela) do Governo do PSD em implementar políticas em prol dos cidadãos, investindo bem o seu dinheiro. Neste caso era preciso prescindir , (como faz os Açores com resultados significativos) do ISP de modo a reduzir efectivamente os preços dos combustíveis, sobretudo em sectores mais desfavorecidos. Além disso, a esta falta de manobra decorrente das opções anormais de investimentos há que juntar os compromissos com o lote de beneficiários do regime (alguns empresários que todos conhecemos) que desviam toda a margem para decisões de investimento que serão, num futuro próximo, um autêntico pesadelo para a RAM.
É anormal que depois da regulamentação de preços, do fim da concorrência, com a convicção com que o PSD actuou que os preços fossem bastante mais baixos do que são hoje.
A Madeira tem IVA mais baixo e capacidade de redução do ISP, por isso, o que justifica o miserabilismo das opções do PSD é a sua má governação.
A título de exemplo com a miserável alteração do PSD na Madeira os preços ficarão assim:

Madeira:
gasolina 1372
Gasóleo:1210

Açores:
gasolina: 1310
gasóleo:1020
Já agora não é preciso rever a constituição para obter estes resultados...

Sem comentários: