domingo, 28 de setembro de 2008

Desculpa esfarrapada

Nem queria acreditar ao ouvir a infeliz resposta da actual Directora Regional de Comércio e Industria sobre a tímida, quase insignificante, redução dos combustíveis na sequência da última alteração, verificada na última Sexta Feira. Para Isabel Catarino, a formação dos preços dos combustíveis, agora que AJJ acabou com a liberalização, depende de uma equação e portanto há pouco a fazer.
Esta mentira descarada, esta forma habilidosa, mas infeliz para quem está atento, de escapar à critica da população chega a meter dó.
Cara Senhora, é óbvio que depende de uma equação, mas também é óbvio que essa equação depende do Governo do PSD, do seu Governo, designadamente no que respeita ao IVA e ao ISP (Imposto Produtos Petrolíferos). Eu explico melhor, a famosa equação tem 3 variáveis: Preço de Referencia dos Combustíveis (ponderação de mais de 20 países), IVA e ISP. Ora, o preço final dos combustíveis deve ser estabelecido pelo Governo e, caso seja mais baixo que o tal preço de referência é possível “mexer” no ISP, diminuindo-o...É assi nos Açores foi assim em Portugal até à liberalização.
Isto é apenas um exemplo grosseiro para justificar até onde vai a pouca vergonha deste governo. Primeiro, abandona a liberalização e aposta na regulamentação dos preços, com o argumento de controlar esta importante matéria prima. Contundo, como não baixa os preços de forma adequada (cujas razões ainda estão por explicar) vem dizer que é uma equação (imaginem a cabecinha!) e que, aparentemente o Governo pouco pode fazer. Se era assim, porque razão não mantivemos a liberalização?! Deixem-se de rodriguinhos e falsas desculpas e encontrem desculpas mais coerentes e sustentáveis.
Em segundo lugar, lembro que um dos argumentos para acabar com a liberalização era que a GALP não estava a baixar os combustíveis no mesmo ritmo da diminuição do preço do petróleo. Ora, os factos hoje denunciam que o Governo do PSD faz o mesmo. Ou seja deixamos de ter uma Galp abusadora e passamos a um Governo (do PSD) igualmente – mas bastante mais discutível - abusador. Haja paciência!

Sem comentários: