sábado, 17 de maio de 2008

Sócrates na Venezuela



Cheguei ontem de uma missão empresarial à Venezuela, acompanhando o primeiro-ministro Sócrates. Desta visita e de tudo o que vi existem algumas notas que gostaria de partilhar.
Em primeiro lugar uma nota sobre os comentários jocosos de AJJ sobre a intervenção de Sócrates junto da comunidade madeirense. Ora, pelo que vi e ouvi, AJJ deve ter muito cuidado com a deslocação que prepara à Venezuela. Está muito claro para a generalidade dos emigrantes que o Governo da Região tem feito muito pouco por eles. O nosso governo regional nem sequer soube aproveitar esta deslocação para dizer que existe e que é respeitado, acompanhando a missão. Era o mínimo esperado. Não esteve porque, como já disse antes, o PSD da Madeira é um problema para a Região e não a solução.
O Primeiro Ministro demonstrou uma grande astúcia nas intervenções realizadas junto dos emigrantes. Estes reconheceram o mérito do seu governo e a bondade das suas iniciativas junto do governo da Venezuela. Surpreendente, porque emocionante, foi a intervenção do primeiro ministro para uma plateia de empresários luso-venezuelanos, na Câmara de Comércio. O seu discurso foi pedagógico, de esperança e de apelo à pátria. Os emigrantes choraram e aplaudiram de pé tendo sido unânime a concordância com a sua posição. Tendo presente que a maior parte dos emigrantes lá presentes eram madeirenses, é altura de AJJ repensar a sua política junto das comunidades. Já não resulta os passeios recheados de amigos para comes e bebes no centro português de Caracas. É preciso mais: projecto e iniciativas válidas para todos.
Uma segunda nota para realçar que a polémica do fumo é manifestamente exagerada e, do meu ponto de vista, absolutamente secundária face ao que se passou na deslocação. Na verdade, nesta deslocação, embora não conheça muitas outras, nem tudo correu bem, em particular em matéria de contactos empresariais. Provavelmente seria mais justo uma abordagem séria sobre esta matéria e menos alarido em torno do fumo no Airbus330.
Quanto ao relacionamento com Chaves, Sócrates foi pragmático e, no momento presente, empresários portugueses e emigrantes na Venezuela já o aplaudem, sem hesitação.
Por tudo isto não tenho dúvidas: esta missão foi um sucesso, mesmo com alguns contratempos. Os objectivos do governo de Sócrates foram concretizados: acordos empresariais muito importantes e que deverão ter impacto significativo no relacionamento comercial Portugal / Venezuela e criação de condições para devolver a esperança aos emigrantes, num contexto de governação difícil de Chaves.

1 comentário:

Alexandro Pestana - www.miradouro.pt disse...

AJJ se pensa que os emigrantes da Venezuela tem os olhos fechados como os Madeirenses na Madeira, está bem enganadinho... Eles sabem que ainda os irmãos e sobrinhos deles tem de ir pra Inglaterra lavar pratos e sabem que sempre houveram pessoas a estoirar dinheiro do erário público na Madeira à bruta.

Sócrates está de parabens pela iniciativa porque foi pra Venezuela com 80 ou mais pessoas mas ganhou para a viagem com os contratos que assinou e o que lá disse no pais do petróleo e das mulheres bonitas hehe.

Já os pe-pe-deias da Madeira que pegam em 80 pessoas vão pra Venezuela é para dar comes e bebes e música por lá e voltam de mãos a abanar contribuindo para um maior endividamento das câmaras na Madeira. Sócrates foi e veio com muito dinheiro no bolso para Portugal! Um exemplo a seguir.

AJJ se for pra lá, que leve gente para explicar aos emigrantes que apesar de terem mamado tanto dinheiro da UE, a única coisa que tem para apoiar o regresso deles são: Descriminação pelo sotaque em todos os serviços públicos, falta de mecanismos de integração dos filhos no meio escolar e os únicos apoios para implementarem um negócio na ilha é se filiarem ao pe-pe-deia ou então aproveitar os 1000eur de subsídio para plantar semilhas, vinha e couves já que se quiserem ir pro novas oportunidades aprender mais qualquer coisa para ir mais longe, não devem, porque estão a dar a confiança aos socialistas de Lisboa! lol.