sexta-feira, 30 de maio de 2008

"Quem não tem culpa também não tem mérito"

O PS Madeira não ataca ninguém pessoalmente. Que fique claro e que haja a seriedade na análise que se apregoa em alguma blogosfera! Mais uma vez procuram, os PSD's, diluir responsabilidades de quem verdadeiramente as tem. Para nós não existe governaçao abstracta. Para o PSD e o regime de AJJ, nunca e ninguém assume as responsabilidades dos seus actos, muitos deles, e cada vez mais, absolutamente questionáveis. Mas, como diz Miguel Fonseca, "quem não tem culpa também não tem mérito".
É bom que fique claro que não nos preocupamos com as tentativas, subtis, de transformar o pedido sério de explicações e responsabilidades, numa questão pessoal. A pergunta é: pessoal porquê e de quem? Não entendo. Então não há responsabilidades no governo regional? É tudo mais ou menos virtual?

Quanto à seriedade também é bom que fique claro que o PS M foi a única força política no parlamento que apelou ao consenso. Até agora nenhum partido se pronunciou ou sequer respondeu ao apelo. Afinal quem está a transformar isto numa questão política. Nós, PS Madeira, estamos à vontade para viabilizarmos uma proposta comum e consensual. Pelos vistos há por aí muita gente que diz o que não pensa. Continuamos a aguardar e apresentaremos as nossas propostas em tempo oportuno.

Além disso, há algo que muitos gostam de se esquecer: a responsabilidade da ALRAM é fiscalizar o governo da Madeira . E, na verdade, este papel é quase sempre colocado numa importância menor (com particular relevância peo PSD cujo interesse é óbvio). Pois, doa a quem doer, o PS M irá sempre lembrar, e tudo fazer, para que esse papel seja convenientemente cumprido. Quanto ao governo da república é evidente que o PS M foi muito claro. É óbvio que o PSD já percebeu, mas anda confuso : a liberalização foi resultado de um pedido do Governo do PSD Madeira e de um acordo entre o governo do PSD da Madeira e o Governo da República. Assim, parece evidente qual a nossa posição.
Mas ao governo da república as explicações têm de ser dadas na Assembleia da República. Não vale a pena tentar trocar papeis de modo a garantir que se fiscalize duas vezes o mesmo governo. O grave é que ao fazer isto acaba-se por não fiscalizar o governo da Madeira! Como convém a alguns que "falam de boca cheia". Espero ter sido claro.

Sem comentários: