sexta-feira, 9 de maio de 2008

A crise do arroz à maneira do PSD!


Hoje discute-se, com uma anormal intensidade, aqui na RAM, o problema dos preços dos cereais e o efeito que esta questão pode ter na vida das pessoas. Uma matéria relevante mas que merece reflexão, não pela questão em si, mas pela dimensão do entusiasmo na discussão, por parte de determinadas estruturas da sociedade.
A minha tese, quase simplista mas que nos deve entristecer, é que esta é uma matéria cujos culpados são "quase abstratos e, alguns deles, estão muito distantes de nós e quase nada nos dizem,por isso o medo que, normalmente cai sobre franjas da sociedade pela denúnica de más práticas de governação na Região, não se coloca.. Acusá-los não põe em causa o emprego, o negócio. Acusá-los não traz dissabores de nenhuma ordem...Caso o tema pudesse envolver directamente o poder regional, a questão teria sido totalmente diferente. Aliás nesta matéria é útil lembrar que o GR do PSD impediu que o Banco Alimentar contra a fome viesse para a Madeira. Não reparei nenhum levantamento sobre isto. Não será mais grave que os nossos governantes, que têm responsabilidades directas no nosso bem estar, actuem desta maneira e que o silêncio impere? Mais. O que tem feito o GR para garantir que o IVA mais baixo e o milhões que entram do POSEIMA venham a garantir produtos alimentares mais baratos? Onde fica retido o dinheiro? Não são os consumidores que ganham, porque esses pagam mais que no continente mesmo com 30% menos de IVA e apoio à importação, através do Poseima!
Foi "giro" observar o Secretário das finanças a dissertar sobre o preço do arroz, mas nunca a explicar as razões pelo insucesso da fiscalização e que impede que os madeirenses tenham produtos a preço mais baixo e não entre 15 a 20% mais elevado que no país! Este debate quando pode acontecer? Isto sim tem tudo a ver com a Madeira e com a crise dos cereais...

Sem comentários: