terça-feira, 6 de maio de 2008

A Bronca


Os trabalhos da ALRAM foram interrompidos porque o deputado do PND trouxe um indumentária pouco habitual - um relógio pendurado ao pescoço - como protesto com as restrições ao regimento da ALRAM. Enfim, nada de verdadeiramente repugnante não fosse a total inabilidade do Presidente da ALRAM e o próprio PSD em lidar com este desconfortável episódio. Bastaria ter ignorado e o protesto ficaria registado sem mais empolamentos. Aliás, o PSD com a reserva mental que tem (que é compreensível) assumiu que o protesto lhe fora dirigido. Talvez, mas acabou por se denunciar...
Naturalmente que fico, enquanto deputado, incomodado com a situação e, não me parece, que uma Assembleia a funcionar numa democracia plena, seja possível ocorrer situações daquela natureza. Na verdade, é preciso alargar os horizontes de reflexão desta polémica e ter presente que a bitola de análise não se pode esgotar nesta iniciativa pontual da contestação do deputado Manuel Coelho. O que está em causa é muito mais profundo: a ALRAM há muito que está morta. Este tipo de iniciativa, que extravasa o simples uso da palavra, como meio poderoso de fazer política e discutir com seriedade os assuntos da governação, só ocorre porque o regime criado por trinta anos de PSD asfixiou as oposições, criou um rombo na democracia e deu espaço para este tipo de radicalismos que, como todos sabemos, não é novo. Mais. O próprio PSD tem colocado, de forma sistemática, a ALRAM em estado de sitio. Veja-se, por exemplo, quando este partido pediu a avaliação mental de um deputado. Portanto, é bom que não se venham fazer de "virgens ofendidas". Em boa verdade, nem sequer é razoável que o PSD queira tapar o "sol com a peneira", fazendo passar a imagem que este é o comportamento da oposição. Não é, e, todos sabemos que o mais próximo disto (da polémica de hoje) é o próprio comportamento da bancada do PSD que com a sua postura inflexível, linguagem grosseira e gestos obscenos, tem degradado a ALRAM. É o próprio Presidente do PSD que ofende deputados e promove uma imagem miserável de uma casa cujas instruções de funcionamento são da sua própria responsabilidade. É óbvio que não concordo que se combata um escândalo com outro, mas é bom que se coloque os pontos nos i's! Quem observa, de forma sistemática, o líder parlamentar do PSD (Jaime Ramos) a estudar(!?) o regimento, de uma ponta a outra, de modo a retirar a palavra à oposição, demonstrando a incapacidade da bancada do PSD, percebe que nada disto é invulgar ou verdadeiramente surpreendente. Verifiquei uma indignação tosca do PSD. Uma indignação de quem não tem condições para gerir uma Assembleia que há muito deixou de respeitar diferenças e de se pautar pela elevação.
A ALRAM é gerida, a seu belo prazer, pelo PSD. Tudo é PSD: a mesa da ALRAM, a maioria dos deputados, os funcionários receiam não ser PSD, até os móveis demonstram um formato próximo dos interesses da maioria. Por isso, ou o PSD percebe que tem de aliviar a pressão que exerce nesta democracia e, em particular, a ofensa sistemática e profunda aos direitos elementares da democracia ou tem de assumir de forma total a responsabilidade nos acontecimentos lamentáveis de hoje. Por isso ao condenar a inciativa do PND não significa que, da minha parte, não condene severamente o único responsável pela situação a que chegamos: o PSD.

9 comentários:

amsf disse...

Sugira gravatas e camisas estampadas com relógios ao deputado Coelho e ver-se-á se a Mesa da ALRM tem poderes para condicionar a indumentária do referido deputado. Conseguiu-o com os jornalistas quem sabe se faz o mesmo aos deputados...

Unknown disse...

Foi pena não ter acontecido uma cena destas aquando da vinda do Presidente da Republica, "o srº Silva" , para desmistificar esta democracia à PPD regional.Está de parabéns o deputado do PNB , sózinho pois os gajos do PPD a falar só e voltar a engasgar o pau mandado do presidente da assembleia.Foi muito bem feito.
Cumprimentos
Jlgvieira.

amsf disse...

Pelo pouco que li sobre este assunto fiquei com a ideia de que a oposição repudiou este protesto. Pois bem, este protesto fez mais pela denúncia da censura de que a oposição é vítima na ALRM do que os eventuais discursos feitos por toda a oposição. No tempos que correm a comunicação é tudo e nestas circunstâncias só com iniciativas destas é que a oposição consegue fazer passar a mensagem para o exterior. Parece que alguns deputados da oposição pensam ser pessoas respeitáveis e que este suposto "desrespeito" pela ALRM os fará perderem o estatuto conferido por essa mesma Assembleia. Aqueles que pactuem com o PSD/M na manutenção das aparências não terão o respeito que pensam ter...

A minha opinião só tem em conta o acto em si e não a pessoa do deputado Coelho ou eventuais razões laterais. Se existem discutam-nas em privado e evitem dar tiros nos pés.

Anónimo disse...

Quem fica mais prejudicado por esta actuação ridicula do PND?

Anónimo disse...

Parece que o deputado do PND tinha uma bomba relógio, a julgar pela necessária evacuação da sala.

Unknown disse...

assino por baixo. Parece-me que está tudo aqui dito acerca do "assunto do relógio ao peito".

Anónimo disse...

Pois bem, se o dono deste blogue é tão crítico da assembleia está na hora de dar lugar a outro, que lhe parece??

Anónimo disse...

Assim se mede o povo superior do qual V. Ex.a e eu também fazemos parte. Aos jornalistas desta região que, ao contrário dos políticos muito prezo pela missão ingrata, desafio-os a fazerem uma petição para entregar na ALM para voltarem a poder entrar no parlamento de sapatilhas e de t-shirt, pois mal vestido como o deputado do PND nunca ninguém lá entrou, nem mesmo os convidados que o PCP leva para a bancada do público. Aos deputados que mais não fazem do que "bufar" na comunicação social desafio-os também a denunciar a "podridão" que sabem. Tragam-na para a televisão, para a rádio e para os jornais mas dêm a cara, pois é fácil dizer que os media não denunciam quando se passa o ónus da prova para um só lado. Se querem fazer política a sério façam-na com verdade e respeito e vão ver que o eleitorado muda. Tudo isto só vem dar razão a Alberto João Jardim, até que me provem o contrário tudo não passa de um "bando de loucos". Todos sem excepção pois ao abandonar a assembleia os deputados provaram que não têm dignidade para estarem no lugar em que estão. Perante o protesto do deputado do PND só havia uma coisa a fazer: ignorar. Resultado: os deputados foram mais cedo para casa e nós contribuintes pagamos para não fazerem nada e o Dr. Baltazar Gonçalves e companhia lda ficou a rir do parlamento madeirense. A imagem do actual parlamento regional está ferida de morte perante os madeirense e perante o povo português. Façam eleições e mudem todos os candidatos. Viva a democracia!

MMV disse...

Com isto o PND ganha protagonismo... O povo gosta é de foclore!

Veja o tempo que o PND teve ontem na RTP-Madeira...