terça-feira, 11 de março de 2008

O PIB e o PNB

O Produto Interno Bruto a preços de mercado representa o resultado final da actividade de produção das unidades produtivas residentes; por sua vez, o Rendimento Nacional, bruto ou líquido (a preços de mercado), representa o conjunto dos rendimentos primários recebidos pelas unidades institucionais residentes: remunerações de empregados, impostos sobre a produção e importação líquidos de subsídios, rendimentos de propriedade (a receber menos a pagar), excedentes de exploração (brutos ou líquidos) e rendimento misto (bruto ou líquido) - segundo Sistema Europeu de Contas Nacionais e Regionais na Comunidade (SEC 95 – Regulamento CE n. 2223/96).
No caso do País, o RNB é inferior ao PIB, sobretudo devido ao facto de se verificar um endividamento líquido em relação ao exterior, a quem são pagos os respectivos rendimentos de propriedade (juros). Em 2005, para o que existem CN definitivas, o RNB foi 146,2 mil milhões de Euros e o PIB foi 149,1 mil milhões de Euros.
No caso da Região Autónoma da Madeira (RAM), o RNB será, certamente, inferior ao PIB, tendo em consideração:
- a existência da Zona Franca da Madeira, representa cerca de 20% do PIB cujo rendimento é, em larga medida, imputável ao exterior;
- a RAM ser devedora, em termos líquidos, atendendo, nomeadamente, às dívidas para os investimentos (não prioritários) realizados na Região.

Sem comentários: